No dia 16 de abril, os municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), receberam do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), por meio do Projeto Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira no Território Vale do Iguaçu, 1.580 quilos de sementes de pastagens para ser dividido entre os municípios.
O Projeto vem se desenvolvendo desde o ano de 2012, nos municípios que compõem a Amsulpar que são: Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Porto Vitoria, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul, União da Vitoria. O projeto é uma iniciativa de diversas instituições, como o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Governo do Estado Paraná, prefeituras, e outras instituições.
Fotos da máquina em 22042015 554 O Projeto já selecionou 16 propriedades rurais para as Unidades de Referencia (URs) nos municípios da Amsulpar, e em outubro de 2014 realizou um evento de capacitação de técnicos e de cooperadores, o representante da IAPAR de Santa Tereza do Oeste, Eliz de Oliveira, disponibilizou sementes de pastagens/forrageiras de inverno certificadas para uso nas propriedades beneficiadas pelo projeto.
Neste mês, foi disponibilizado 1.580 quilos desementes ao todo, sendo 760 quilos de aveia preta IAPAR 61, 150 quilos de centeio IPR 89, 400 quilos de aveia branca esmeralda, e 270 quilos de Triticale, que serão implantadas em 50 alqueires de área.
O transporte dessas sementes até União da Vitoria, ficou sobre a responsabilidade da Emater em parceria com a Amsulpar. O representante da Emater, Cleacir Junior Dall Agnol, afirmou que as parcerias são sempre muito importantes para a realização de projetos como esse.
Cada município ficou responsável de buscar as sementes na cidade de União da Vitoria, e realizar a entrega nas propriedades. As sementes vão ser plantadas conforme a orientação dos técnicos