Destaque na região do Vale do Iguaçu, a apicultura foi novamente valorizada pela tradicional empresa Breyer Produtos das Abelhas, que está a 44 anos desenvolvendo atividades em apicultura e realizou no mês de junho, o 14º encontro de apicultores Breyer.
O encontro reuniu apicultores de 37 municípios paranaenses, entre eles Bituruna, General Carneiro, Pinhão, Paula Freitas e Cruz Machado e de 13 municípios de Santa Catarina, como Mafra, Caçador, Canoinhas e Três Barras.
No total, 280 dedicados profissionais que trabalham incansavelmente para cuidar das abelhas e garantir a produção do mel e da própolis estiveram, participando da troca de experiências durante o domingo, 09.
O encontro
Na sede da empresa Breyer, os apicultores foram recebidos com um café e uma benção acolhedora do padre Sidnei Reitz. Quem conduziu os trabalhos e fez a abertura oficial do encontro foi Daniel H. Breyer.
A primeira palestra ministrada por Henrique Breyer, diretor presidente da empresa, teve como temática o mercado interno e externo do mel e o risco dos contaminantes para as abelhas. Assunto que gerou rico debate entre os apicultores.
Em seguida, Márcia Faita, professora e doutora em Biologia que estuda os efeitos de herbicidas utilizando abelhas, falou sobre o glifosato (herbicida mais utilizado no Brasil) e suas implicações e como manter a saúde das abelhas.
O ponto alto do encontro aconteceu no final da manhã, quando teve início as oficinas e os apicultores puderam conhecer de perto vários setores da Breyer.
As oficinas mostraram na prática, como é feita a produção de própolis, o mapeamento apícola e como funciona a unidade de extração.
Após o almoço os participantes desfrutaram de um tempo livre para conhecer os expositores, patrocinadores e apoiadores do evento.
Os trabalhos terminaram no final da tarde com o sorteio de dezenas de brindes enviados pelos apoiadores do encontro.