O Plenário do Senado aprovou proposta que confere ao município de Cruz Machado, o título de Capital Nacional da Erva-mate Sombreada. O Projeto de Lei 1.818/2019, de autoria do deputado federal Toninho Wandscheer (PP), vai à sanção presidencial. A relatoria foi feita pelo senador Flávio Arns (PSB) e recebeu parecer favorável.
O deputado falou da conquista para Cruz Machado. “A erva-mate sombreada é parte essencial, não só da economia do município, mas também da cultura e da identidade de seu povo. A cidade merece essa homenagem. Até hoje os moradores se reúnem nas praças da cidade para saborear um bom chimarrão, sem falar na Festa da Erva-Mate realizada na cidade”, disse Toninho.
A cadeia produtiva da erva-mate sombreada gera emprego e renda para milhares de pessoas. Cruz Machado conta com mais de dez indústrias do ramo ervateiro.
Erva-mate Sombreada
A localização da cidade, encravada em um vale na floresta, talvez seja o principal fator para os elevados índices de produtividade da região. A erva-mate sombreada é cultivada entre outros tipos de vegetações, inclusive em meio a mata nativa. As outras plantas fazem com que os raios de sol não incidam diretamente sobre a erva-mate, por isso ela é chamada de sombreada.