A secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo, Sirlei Alice Kesseling, esteve participando de um encontro de secretários da região da AMSULPAR que debateu sobre a produção de peixes.
O encontro foi realizado na Colônia Guaira, na região de São Domingos, interior de União da Vitória, onde os secretários estiveram visitando a propriedade do senhor Márcio Dias, o qual produz 05 toneladas de peixes por mês. Márcio Dias pretende criar um abatedouro com capacidade de 400 toneladas por mês. O produtor trabalha com o modelo de estufa em tanques, o qual aumenta a potencial produtivo, podendo produzir até 10 abates por ano no mesmo espaço.
A visita teve como grande objetivo estender o conhecimento sobre piscicultura e formar parcerias para um trabalho regional, uma vez que, o mercado estadual vem crescendo, especialmente, através da merenda escolar. “Retornamos para Porto Vitória com uma visão muito positiva na questão de eficiência na produtividade e na concentração de produção em uma pequena área, podendo ser mais uma alternativa de produção aos pequenos produtores”, destacou a secretária de Agricultura, Sirlei Alice Kesseling.
“Outro ponto positivo é o fato de ter um mercado direcionado para a piscicultura, pois muitas vezes é produzido e não tem onde vender ou abater para colocar no mercado. Através desta parceria, os produtores já terão compra garantida”, ressaltou a secretária. Porto Vitória conta hoje com mais de 30 piscicultores na ativa.
“Nossas Secretarias estão sempre buscando alternativas que sejam eficientes para aplicar na nossa cidade. Nossos produtores podem contar com o comprometimento da Administração Municipal para que novidades venham de maneira que possam agregar no desenvolvimento de Porto Vitória”, avaliou a prefeita, Marisa Ilkiu de Souza.