As atividades relacionadas ao agronegócio contribuem com a produção de alimentos e fornecimento de matérias-primas para diversos setores da economia, impulsionando o desenvolvimento.
Entre os produtos que saem do interior do Irineópolis está o milho, que na última safra representou R$ 17,5 milhões no movimento econômico do município.
De acordo com dados da Epagri/Cepa a produção de milho primeira safra 2022/2023 foi de 30 mil toneladas em um total de 3 mil hectares em Irineópolis.
“Esse ano está melhor. Ano passado produziu menos por causa da seca. Nossa região teve problema com a estiagem”, avalia o produtor Eloir Roque Ivas, que agora tem a expectativa de colher 400 sacos do grão por alqueire plantado.
Para o secretário de agricultura, Edson Marcos Chaves, além da contribuição no movimento econômico do município, a produção de milho também é significativa para outros setores da economia.
“É importante para o município e também na agregação de valor para a produção de leite e de animais para carne. Os grãos de milho são ricos em nutrientes e fornecem energia necessária para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos animais, impactando positivamente na produção de bovinos, suínos e aves”, destaca.