A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná representada pelo seu presidente deputado Requião Filho (PT) recebeu, nesta quinta-feira (22), no Salão Nobre Senador Acioly Filho, a comitiva da Província de Tucumán da Argentina para a assinatura do Protocolo de intenções do Termo de Cooperação que visa o fortalecimento dos laços e a promoção de iniciativas conjuntas em áreas de interesse mútuo.
As regiões envolvidas compartilham interesses em áreas como o comércio, investimentos, desenvolvimento sustentável, educação, ciência, tecnologia e cultura, que servirão de bases para as ações cooperativas. O estreitamento das relações entre as instituições legislativas deve trazer benefícios mútuos promovendo o intercâmbio de conhecimentos, oportunidades comerciais e a cooperação em políticas públicas, turismo, cultura, educação e outros setores de relevância estratégica.
O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Requião Filho (PT) ressaltou a importância do protocolo de intenções assinado. “A relação do Mercosul, com o Brasil e com a Argentina precisam e devem trabalhar juntos. Fico feliz que o Orlando Pessuti, representando o Codesul, tenha estreitado ainda mais essa ponte com a província de Tucumã. É um legado do Requião, meu pai. Ele compreendia bem essa importância do Mercosul e investiu muito pesado nisso, quando governador, quando senador; foi presidente, inclusive, do Parlasul, o Parlamento do Mercosul. Então, ter essa junção do Paraná com a província da Argentina, vai criar um vínculo ainda mais forte entre todos os países aqui do Mercosul, para nós, paranaenses, é muito importante”.
Para o vice-governador da Província de Tucumán, Miguel Angel Acevedo “é muito importante para a nossa região e para o Mercosul essa cooperação. Agradeço ao deputado Requião que nos recebeu em sua casa para firmar este convênio que fortalece o vínculo que Tucumán tem com o estado de Paraná. Isso dá continuidade a uma firma prévia que fizemos, mas nesta oportunidade vamos ratificar o que escrevemos nesse documento, com ações concretas que permitam fortalecer e desenvolver nossas questões. Queremos um intercâmbio cultural, educativo e comercial de Tucumán e a região de Tucumán com o estado de Paraná, fortalecendo o Mercosul e as relações entre a Argentina e o Brasil”.
Possíveis ações a serem implementadas
O protocolo de intenções prevê o estabelecimento de comissões bilaterais permanentes para discutir e gerir iniciativas conjuntas; visitas e reuniões periódicas entre os membros das Assembleias Legislativas; firmar acordos de colaboração em áreas de interesse mútuo coo educação, tecnologia, comércio e desenvolvimento sustentável e promover intercâmbios culturais e programas educativos que fortaleçam o entendimento recíproco e a cooperação de longo prazo.
O secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul no Paraná (Codesul-PR), Orlando Pessuti disse que “acima de tudo, o intuito é o de retomar, porque há alguns anos atrás, a Assembleia Legislativa do Paraná e a Assembleia de Tucumán já tinham firmado um protocolo e andou bem, mas por conta até da pandemia, as coisas meio que esfriaram. Nós estamos retomando esse relacionamento para que tenhamos um intercâmbio de ações parlamentares, de ações legislativas, e também que possamos ser um ente estruturador de uma relação comercial, de troca de experiências na área comercial, na área industrial entre Paraná e Tucumán. Nós estamos procurando fazer que esse intercâmbio entre os nossos estados e províncias, para que eles possam prosperar e isso será bom para todos nós da América do Sul”.
Participaram da solenidade o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Requião Filho (PT); o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul no Paraná (Codesul-PR), Orlando Pessuti; o vice-governador da Província de Tucumán, Miguel Angel Acevedo; o deputado provincial de Tucumán e deputado do Mercosul, Leopoldo Rodriguez; o deputado provincial de Tucumán, Walter Berarducci; o deputado provincial de Tucumán, Agustin romano Norri; o deputado provincial de Tucumán, Javier Noguera; o vereador de Tucumán, Facundo Vargas Aignase; o vereador de Tucumán, José Maria Franco; o senhor Nicolas Silvetti da empresa iltico Spirits; o senhor Agustín Liendo, das Indústrias Olivícolas; o cônsul adjunto da Argentina em Curitiba, Alejandro Ocampo; o cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Leone e a assessora da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Estado do Paraná (SEPL) e da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosul), Daniela Andreia Schlogel.