A Assembleia Legislativa do Paraná decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, ocorrido nesta terça-feira (20), aos 79 anos. Ao longo das sessões plenárias e nas redes sociais, os parlamentares da Casa manifestaram seu pesar,
Margarita Sansone era jornalista e escritora. Poliglota, falava inglês, espanhol, francês, catalão e italiano. Graduada em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy (França) e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), também era bacharel em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conheceu Rafael Greca na juventude. Casaram-se em 1992. Esteve ao lado do prefeito durante toda sua trajetória política.
O velório da primeira-dama ocorre, nesta quarta-feira (21/8), a partir das 10 horas, no Memorial de Curitiba, seguido de missa, às 15 horas, no mesmo local. Na sequência será realizado o sepultamento no túmulo da família Bernardo Pericás Moya, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
O segundo vice-presidente da Assembleia, deputado Ney Leprevost (União Brasil), divulgou nas suas redes sociais que “com dor no meu coração curitibano, recebi a notícia do falecimento da 1ª dama da nossa cidade, dona Margarita Sansone. Ao prefeito Rafael Greca, aos familiares e a todos amigos, nosso abraço solidário neste momento de despedida”.
“Curitiba e o Paraná estão mais tristes hoje pelo falecimento da Sra. Margarita Sansone, primeira-dama da capital e esposa do Prefeito Rafael Greca. Enviamos as nossas condolências e orações para que o Espírito Santo console e conforte a família e amigos”, comentou o quarto secretário da Assembleia, deputado Alexandre Amaro (Republicanos).
A deputada Marcia Huçulak destacou trabalho social e pelas mulheres de Margarita Sansone. “Uma mulher altiva, com uma inteligência aguçada e muito assertiva. Uma poliglota, que acima de tudo falava a língua do povo e tinha uma genuína preocupação com as mulheres. Tive o privilégio de conviver com ela, ter seu apoio e orientação nas grandes decisões que tomamos na saúde em especial durante a pandemia. Me incentivou muito. Foi minha verdadeira madrinha em todos os sentidos”.
O deputado Alisson Wandscheer (Solidariedade) disse que “hoje nos despedimos de Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba e esposa do nosso querido prefeito Rafael Greca. Sua forte religiosidade, a dedicação ao trabalho social e o seu amor por Curitiba ficarão para sempre em nossas memórias e deixarão uma marca profunda e inesquecível em nossa cidade”.
“Lamentamos profundamente a morte de Dona Margarita Sansone, economista, jornalista, professora e primeira-dama de Curitiba, nesta terça-feira, dia 20. Nossos sinceros sentimentos ao prefeito Rafael Greca e toda família. Margarita teve atuação na área social, criando a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), da qual foi presidente, e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, entre outras ações”, afirmou a deputada Ana Julia (PT).
A deputada Cantora Mara Lima registrou “meus profundos sentimentos pelo falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone. Que Deus, em sua infinita misericórdia, console a família e os amigos. No ano passado, ela recebeu o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, honraria conferida anualmente pela Casa de Leis às mulheres indicadas pela Bancada Feminina, que se destaquem em suas atividades e representem a força, garra e determinação feminina”.
Primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone morre aos 79 anos
“Hoje é um dia de profunda tristeza. Nossa eterna primeira-dama de Curitiba, Dona Margarita Sansone, esposa do meu querido Prefeito Rafael Greca, nos deixou. Uma pessoa de luz, que sempre irradiou bondade e sabedoria por onde passou. Meus mais sinceros sentimentos a toda a família. Que Deus conforte seus corações neste momento tão difícil. Dona Margarita, seu legado de amor e dedicação permanecerá para sempre em nossos corações, afirmou a deputada Cloara Pinheiro (PSD).
O deputado Cobra Repórter declarou que “a primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone, de 79 anos, faleceu, nesta terça-feira, na capital paranaense. A esposa do prefeito Rafael Greca tratava um câncer e estava internada no Hospital Marcelino Champagnat desde o início do mês. Meus sentimentos ao prefeito, familiares e amigos.
“Soube agora do falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. Mulher incrível, firme e carinhosa, sempre de uma gentileza ímpar comigo. Desejo força ao prefeito Rafael Greca nesse momento tão difícil. O Paraná está de luto”, declarou o deputado Denian Couto (Podemos).
O deputado Evandro Araújo (PSD) publicou nas suas redes sociais. “Quero me solidarizar com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, pelo falecimento de sua esposa, Margarita Sansone, de 79 anos, ocorrido nesta terça-feira (20). A primeira-dama de Curitiba era uma pessoa muito querida por todos que a conheciam, especialmente pelo prefeito, que sempre a mencionava com muito carinho e afeto. Que Deus console nosso amigo Greca, toda a família e amigos, e que a receba em seu lar eterno”.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da nossa querida primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. Uma mulher que sempre foi um exemplo de dedicação ao lado do prefeito Rafael Greca. Meus sentimentos à família Greca e a todos os curitibanos que estão profundamente abalados por essa perda. Que Deus conforte o coração de todos nós nesse momento de dor”, afirmou o deputado Gilberto Ribeiro (PL).
O deputado Gugu Bueno (PSD) manifestou-se afirmando que “é um dia triste para a classe política do estado do Paraná. A margarita era uma pessoa reconhecida no seu amor à cidade de Curitiba, uma pessoa sempre sorridente, uma pessoa sempre com uma energia sempre positiva, sempre ao lado do prefeito Rafael Greca e com toda certeza construiu uma história muito bonita na nossa capital e como Curitiba é a capital de todos os paranaenses é lógico que todos os 399 municípios do paraná se somam a essa dor no momento de luto e de respeito pela passagem de Dona Margarita”.
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. Envio meus sentimentos ao prefeito Rafael Greca e a todos os curitibanos que também estão sofrendo com essa perda”, disse o deputado Paulo Gomes (PP).
O deputado Hussein Bakri (PSD) manifestou-se na sessão plenária. “Quero, em nome de toda bancada que represento manifestar as nossas condolências ao prefeito Rafael Greca e toda a família pelo falecimento de Dona Margarita Sansone. Mulher formidável, capacitada, competente, um ser humano amável. Rogo a Deus que dê forças a quem fica, em especial ao nosso prefeito Rafael Greca”.
“Lamento imensamente o falecimento da querida Margarita Sansone. Uma perda enorme para todos que, como eu, teve o privilégio da sua convivência! Construímos uma longa e alegre relação de amizade, com muito carinho e respeito. Assim, em meio à tristeza, quero celebrar a vida extraordinária que ela teve e o legado de realizações que deixou junto com o sempre amado Rafael Greca. Sua passagem neste mundo fica marcada por inúmeros momentos especiais, pelos sorrisos sinceros e pelo amor incondicional à sua Curitiba, aos amigos e ao Rafael. Desejo que as preciosas memórias da Margarita te confortem e deem a força necessária para enfrentar este momento, meu caro amigo Rafael. Margarita fica nos nossos corações. Sua partida me entristece, mas também significa que agora está com Deus e, a partir de hoje, eles estão por nós”, manifestou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Na sessão plenária, o deputado Luis Corti (PSB) manifestou “solidariedade à família pela perda irreparável de Margarita Sansone, sobretudo ao prefeito Rafael Greca que tinha em Margarita mais do que uma esposa, tinha uma companheira de todos os momentos. Deus a guarde e de forças ao prefeito Rafael, baluarte de luta incansável”.
A deputada Mari Paulino disse que é uma “terça-feira triste! Descansou, aos 79 anos, a notória e admirável primeira-dama de Curitiba, Margarita Elisabeth Pericás Sansone de Macedo. Manifesto meus mais sinceros sentimentos ao querido prefeito Rafael Greca, familiares e amigos. Que Deus a receba em sua glória e luz”!
A deputada Mabel Canto (PSDB) ressaltou em plenário que “é inegável o trabalho que Margarita Sansone realizou aqui em Curitiba. Ano passado podemos, em nome da Bancada Feminina, homenageá-la com o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima. Deixo os meus sentimentos ao prefeito e a todos os amigos e familiares”.
“Hoje todos os assuntos ficam menores com o falecimento de Dona Margarita Sansone. Amiga de infância dos meus pais. Companheira, parceira, guia do prefeito Rafael Greca com quem dividiu a sua vida. Meus sentimentos a família. Hoje não é dia de briga, é dia prestar as nossas homenagens”, manifestou0-se me plenário o deputado Requião Filho (PT).
“Hoje é um dia muito triste para a política paranaense e para todo o nosso estado. A primeira dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone, sempre foi uma mulher honrada e deixou um legado indiscutível para todos nós. Meus sentimentos ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a todos que amavam a Margarita e ao povo curitibano”, declarou o deputado Tiago Amaral (PSD).
O deputado Tito Barichello (União Brasil) disse “morre a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, esposa do Prefeito Rafael Greca. Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos neste momento difícil”.