Ponte Hercílio Luz é uma ponte pênsil localizada em Florianópolis, sendo a mais antiga das três que ligam as partes insular e continental da capital catarinense. É a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros – sendo a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras de olhal ainda existente – e possui o 132º maior vão pênsil do mundo, com 339 metros. É o símbolo mais famoso da cidade e do estado, sendo a imagem mais reconhecida de ambos. 

Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926 com o objetivo de ligar a capital do estado, que na época era apenas na ilha de Santa Catarina, à cidade vizinha de São José, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas e reforçando a importância da cidade como capital. Foi a única ligação rodoviária entre ilha e continente até 1975. Em 1982, o trânsito na ponte foi interditado após inspeções de segurança. Entre 1988 e 1991, foi reaberta para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, e após isso permaneceu interditada por 28 anos.

A ponte foi tombada como patrimônio históricoartístico e arquitetônico do município de Florianópolis em 4 de agosto de 1992, através do decreto de número 637/92. Na data em que comemoraram-se os 71 anos de sua construção, 13 de maio de 1997, o tombamento da ponte Hercílio Luz foi homologado pelo governo estadual através do decreto de número 1830, e no ano seguinte, em 5 de agosto de 1998, veio o tombamento em nível federal.

Esses tombamentos permitiram que a ponte sobrevivesse as ideias de demolição, entretanto, a restauração consumiu recursos e teve diversas polêmicas quanto ao tempo e efetividade das obras, permanecendo por duas décadas sem grandes mudanças. Na década de 2010, as obras finalmente avançaram, levando a reabertura da ponte no dia 30 de dezembro de 2019.

Um sonho para mim realizado ao visitar este ponto turístico de Santa Catarina. No ano de 2020 estive em janeiro em Florianópolis e foi o único fim de semana em que a ponte estava fechada. Mas esse ano além de visitar este lugar tão esperado para mim, tive a grata surpresa de ter fotos maravilhosas com essa tempestade se formando. Detalhe que consegui não me molhar por sorte.

Visitem meu insta pessoal @joaoallnight e o insta @allnightadventure.

Categoria : Sem categoria