O bairro Armação do Pântano do Sul está localizado no sul da Ilha de Santa Catarina, voltado para a porção leste da ilha, de frente para o oceano atlântico, a aproximadamente 22 km de distância do centro de Florianópolis.
As principais vias que servem de acesso ao bairro são a Rodovia SC-406, no sentido norte-sul, e a Avenida Antônio Borges do Santos.
Esta última termina na margem do Rio Sangradouro, que origina-se das águas escuras da Lagoa do Peri e tem sua foz na junção das praias da Armação e do Matadeiro.
Ao longo da Avenida Antônio Borges do Santos, principalmente no largo em frente à igreja, chamado de centrinho da Armação, existem alguns restaurantes e lojas, em sua maioria destinadas ao comércio de artigos de praia. Os mercados, padarias e farmácias estão espalhados ao longo da Rodovia SC-406.
Um pouco de história, o nome Armação vem de um capítulo não muito nobre da história da região, embora indispensável para o desenvolvimento econômico de toda a ilha.
As Armações eram os lugares destinados ao beneficiamento da gordura das baleias para a produção de óleos e borra, utilizados na iluminação pública, como lubrificante em engrenagens e como elemento aglutinante nas argamassas (gala-gala), utilizadas nas construções da época. Outras partes do animal também eram aproveitadas, como o espermacete, uma matéria branca, oleosa e viscosa, extraída de seu cérebro, e o âmbar-gris, uma substância sólida, proveniente do intestino do animal. Ambos tinham diversas utilidades, sendo usados no preparo de detergente, consolidador, emoliente, unguentos, pomadas, bálsamos, cosméticos e sabões mais finos. Além desses, ainda eram utilizadas as barbatanas e até mesmo a carne, esta na alimentação dos escravos.
Lugar muito típico e diferenciado do glamour das praias chiques da capital catarinense, mas no qual achei muitíssimo interessante minha visita lá. O almoço no Restaurante Adriana, foi de um deleite único, além de ter uma comida simples, mas muito boa, tendo destaque o peixe frito. Almoçar com a vista dos barcos de pesca para mim foi de um deleite impar.
Não deixe de visitar o sul da Ilha de Flortianópolis.
Não deixe de seguir meu Instagram pessoal @joaoallnight e o insta @allnightadventure.