Em qualquer época do ano podemos conhecer Santo Antônio de Lisboa. Diferente de Jurerê ou Canasvieiras, essa praia do Norte da Ilha não é procurada por moradores e turistas por causa do banho de mar. Os diferenciais são a vista panorâmica para a Baía Norte, o passeio pela cultura açoriana e o melhor pôr do sol de Florianópolis — que não precisa, necessariamente, ser presenciado na estação mais quente do ano.
Santo Antônio de Lisboa foi uma das primeiras freguesias de Florianópolis, já que começou a receber imigrantes açorianos a partir de 1720. Os novos moradores trouxeram também alguns costumes que permanecem até hoje no bairro: a arquitetura, a renda de bilro, a gastronomia, a pesca como atividade de subsistência e a religiosidade, representada na construção centenária da Igreja de Nossa Senhora das Necessidades.
Apesar de manter diversos aspectos históricos, o bairro agregou algumas novidades nas últimas décadas. Parte da orla da praia foi revitalizada, a infraestrutura do local foi ampliada e as opções gastronômicas, antes restritas a frutos do mar, agora incluem até restaurante especializado em coxinhas. Assim, é possível dizer que Santo Antônio de Lisboa é um passeio por Desterro sem sair de Florianópolis.