Com aproximadamente 800 metros de extensão, Itapocoroy é conhecida como uma das mais tranquilas e acolhedoras da cidade. Possui um visual mais simples, quase com uma ar bucólico. Por sua rotina é possível ainda ver diversos barcos de pesca artesanal ancorados no mar.
Para falar de Itapocoroy é preciso retornar por volta da metade dos anos de 1700. Quando a região passa a ser explorada para a caça da baleia, organizada pela coroa de Portugal. É desta atividade que surge o próprio nome da localidade, devido a armação baleeira e ao antigo nome da região Itapocoroy (pré-colombiano), que significa muralha de pedra.
Na praia de Armação do Itapocoroy encontramos a “Coroa”, que são restos da antiga estrutura que servia de atracadouro para o beneficiamento das baleias. Hoje em dia esta “coroa” é em partes de rocha soltas e outra parte amalgamada por coral, somente avistada na maré baixa.
O trapiche Pedro Ivo é uma referência histórica e poética. Sua estrutura foi construída em 1984, pelo governo de Pedro Ivo, reformulando a estrutura de um antigo, feito de madeira. Ainda hoje barcos de pesca artesanal atracam em si para compor a paisagem única e inesquecível da praia.