O mirante do Morro da Igreja, de onde se avista o momento natural denominado Pedra Furada, possui altitude de 1.822 metros, é o terceiro mais alto do estado de Santa Catarina e um dos mais altos região Sul do Brasil. A Pedra Furada pode ser considerada como sendo o “cartão postal” do PNSJ e da Serra Catarinense. O Morro da Igreja é conhecido como um dos pontos mais frios do Brasil, com grande fluxo de visitantes, sobretudo durante o inverno, época do ano em que as temperaturas no local ficam frequentemente abaixo de zero podendo ocorrer, ocasionalmente, a queda de neve.
O acesso ao Morro da Igreja está localizado na região nordeste do PNSJ, na divisa dos municípios catarinenses de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici. O acesso, a partir da sede do ICMBio, no centro de Urubici, se dá pela SC- 370, em boas condições de uso e com sinalização indicativa do PNSJ, em um trecho de aproximadamente 12 km até acessar a estrada do Morro da Igreja. Ao acessar a estrada para o MDI, percorre-se 6 km até o portal de entrada e controle do PNSJ A partir daí o acesso só se dá por meio de agendamento prévio (página inicial www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim e retirada de autorização na sede do ICMBio, que se localiza no centro de Urubici. Após o Portal de acesso, percorre-se mais 10 km em área interna ao PNSJ, até chegar ao topo do Morro da Igreja. O melhor acesso, pois todo o caminho até a atração é de asfalto.
Como infraestrutura de apoio à visitação, existe um deck/mirante (foto) para a Pedra Furada com vagas de estacionamento e um portal de acesso e controle da visitação do ICMBio no km7 da estrada de acesso ao MDI.
Fato curioso, na subida para o Morro da Igreja vemos duas construções com a cúpula prateada, fomos informados que uma delas é para o controle aéreo do sul do país pela Aeronáutica e a outra é para o controle da temperatura.