Entre os 12,39 quilômetros previstos de novas terceiras faixas, será contemplado o segmento entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o km 5,9, em União da Vitória.
A obra vai solucionar uma demanda antiga do Bairro São Gabriel, onde 480 metros do trecho urbano da Rodovia João Paulo Reolon passarão a contar com uma faixa adicional.
Além disso, numa obra fundamental para o desenvolvimento do Sul do Estado, 60 quilômetros da rodovia serão pavimentados em concreto sobre o asfalto, de Palmas até o trevo do Horizonte, em General Carneiro, no entroncamento com a BR-153.
Inédita em rodovias estaduais, a técnica vai garantir uma vida útil de 20 a 30 anos para a rodovia – contra até 10 anos do asfalto tradicional – e demandará menos serviços de conservação e, portanto, menos gastos públicos.
Rota de escoamento da produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose, a PRC-280 tem um trânsito diário de mais de 1.800 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), o que justifica o pavimento em concreto para suportar o grande fluxo de cargas pesadas e dar mais segurança aos motoristas.
“Demonstrando mais uma vez o caráter inovador da sua gestão, o Governador apresenta uma solução definitiva para tornar a 280 mais moderna e segura, numa medida que terá reflexo direto no desenvolvimento regional do Sul e também do Sudoeste do Paraná. De quebra, ainda teremos atendida a demanda da João Reolon, que é aguardada há bastante tempo em União da Vitória”, ressaltou Hussein Bakri.
Para a obra, será utilizada uma técnica inédita em estradas estaduais do Paraná, chamada de whitetopping, que é a execução de um novo pavimento rígido de concreto sobre o asfalto já existente.
“Estamos trazendo a Palmas aquilo que é feito em países de primeiro mundo. O pavimento em concreto garante mais durabilidade, tem vida útil de 20 ou 30 anos e é mais indicado para estradas que têm grande fluxo de cargas pesadas, como a PRC-280”, disse o governador.
“Além disso, a construção de terceiras faixas em 27 segmentos da via vai melhorar a trafegabilidade e trazer mais segurança aos motoristas”, acrescentou.
Ratinho Junior lembrou que a rodovia foi construída nos anos 1970 e, desde então, não recebeu grandes intervenções além de projetos de tapa-buracos.
“Em mais de 40 anos, nunca houve algum tipo de investimento para modernizar a rodovia. Eu fiz um compromisso com a região e coloquei em meu plano de governo que resolveríamos esse problema, e hoje confirmamos o maior investimento das últimas quatro décadas na estrada”, disse, destacando também que a PRC-280 está incluída no novo programa de concessões de rodovias do Paraná.