RECADO IMPORTANTE
* DURANTE A PANDEMIA
Embora não haja um decreto, o acesso e a aglomeração de pessoas no Complexo Turístico Morro da Cruz, não é recomendado durante a pandemia. A administração pede que os visitantes respeitem o período de distanciamento social e os cuidados para evitar o contágio durante o novo coronavírus, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nota da redação
A reportagem foi gravada na tarde de 28 de maio. Na ocasião, estiveram presentes dois repórteres do Portal Vvale e equipe reduzida da prefeitura de Porto União envolvida na revitalização do espaço. Em todo o momento, mantivemos o distanciamento social e a utilização de máscaras, conforme orientação da saúde para evitar o contágio do novo coronavírus.
Alô, alô aventureiros e entusiastas do turismo de natureza.
Que tal conhecer a Trilha Caminho do Monge?
A rota turística está programada para acontecer no segundo semestre de 2020, no Complexo Turístico Morro da Cruz, no bairro Santa Rosa. Vem com a gente e confira as belezas históricas e culturais, somadas ao grande potencial de ecoturismo de Porto União, cidade catarinense que fica a 448 quilômetros da capital Florianópolis. (assista ao vídeo no final da reportagem).
A paisagem é realmente cinematográfica e a natureza é quem ganha o protagonismo.
O Complexo Turístico contempla 800 metros de trilha.
A novidade possibilita atravessar o morro, entre o Parque do Monge João Maria e o topo onde fica o Cristo.
De acordo com o Coordenador de Patrimônio em Porto União, Ussiel Dias, o espaço recebe melhorias para tornar a caminhada ainda mais acessível, por meio da abertura de novas trilhas em terreno acidentado para aperfeiçoar o trajeto, com passarelas e degraus.
Ussiel não está sozinho nesta empreitada.
Ele divide o entusiasmo do projeto intitulado: Trilha Interpretativa Caminho do Monge, Educação Ambiental e Ecoturismo, com os colegas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da administração municipal, Secretaria do desenvolvimento e Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental, defesa civil, corpo de bombeiros e acadêmicos do ensino superior de União da Vitória.
Também divide o serviço e as novidades com os fiéis escudeiros, Alisson Rodrigo Ferreira e Jeancarlo Moraes.
Segundo Ussiel, a trilha atenderá as escolas em caráter socioeducativo.
A importância de se preservar as áreas de Conservação tem se mostrado de forma gritante e urgente para que haja melhor qualidade de vida as atuais populações e também garantindo das futuras gerações. Por outro lado, também chama a atenção para o turismo religioso que cresceu muito nos últimos anos pelo País.
A caminhada leva o turista a monumentos naturais que impressionam, como as árvores de espécies variadas e as paleotocas, que se parecem com cavernas e que foram preservadas para a história de um povo.
“Para mim é uma realização pessoal”, comenta Ussiel.
Turismo religioso
A trilha irá contar com uma presença muito especial: a do monge João Maria. A interpretação será de Luiz Antônio, artista em Porto União. Há 12 anos, ele se dedica a história do Contestado e a do Monge João Maria.
É de arrepiar, o momento em que narra as profecias.
O monge João Maria falava aos sertanejos para que plantassem bastante e estimulava o uso de ervas para o tratamento das enfermidades. Ele também aconselhava o povo para que acreditassem na sua fé.
É na capela, logo na entrada do local, que muitas crianças já foram batizadas.
Guia turístico
Após seu funcionamento liberado, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo irá disponibilizar um guia turístico para acompanhar o passeio para grandes grupos.
O agendamento será feito pelo telefone (42) 3522-0649.
A intenção é receber os visitantes para o segundo semestre de 2020.
A equipe de trabalho ainda aguarda a chegada de 22 placas indicativas sobre o percurso da trilha e 65 placas sobre a fauna local.
* Acompanhe em vídeo a reportagem especial sobre a Trilha Caminho do Monge: