5º BEC de Porto União presta auxílio imediato aos atingidos pelas chuvas em SC

Temporal no Alto Vale já causou ao menos 13 mortes segundo a Defesa Civil

·
Atualizado há 4 anos

O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC) de Porto União neste sábado, 19, prestou auxílio imediato aos atingidos pelas chuvas em Santa Catarina, em reforço ao 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau (SC) e apoio à Defesa Civil.

batalhao 3
(Foto: 5º BEC)

Um pelotão da Engenharia, composto por 26 militares, deslocou para o Alto Vale do Itajaí, levando como suporte uma retroescavadeira, uma carregadeira, dois caminhões basculantes, um cavalo mecânico e prancha, um caminhão lubrificante, ambulância e material de reforço de engenharia.

batalhao 1
(Foto: 5º BEC)

A equipe cooperou com o trabalho de desobstrução de vias em Presidente Getúlio.

batalhao 2
(Foto: 5º BEC)

O temporal que alagou ruas e provocou alagamentos e enxurradas no Alto Vale do Itajaí na madrugada de quinta-feira,17, já figura como uma das tragédias climáticas mais fatais dos últimos anos em Santa Catarina. Com 13 vítimas confirmadas até agora — nas cidades de Presidente Getúlio, Ibirama e Rio do Sul —, a tempestade já deixou um rastro de mortes maior, por exemplo, que o furacão Catarina que atingiu SC em 2004 e causou 11 óbitos.

tmeporal

Presidente Getúlio foi a cidade mais atingida pelo temporal desta semana(Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina)


A tragédia no Alto Vale vem em um ano que já foi marcado por outro grande fenômeno climático em Santa Catarina: o ciclone-bomba que passou pelo Estado no fim de junho e afetou mais de 1,3 milhão de catarinenses. Ao menos 14 pessoas morreram por causa dos estragos gerados pelo vento de velocidade histórica que destruiu vários municípios.