Conforme Alex de Anastácio, chefe da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de União da Vitória, o trânsito precisa fluir com pleno respeito e harmonia. Para ele, a educação no trânsito é essencial, pois além de evitar acidentes e situações indesejáveis, todos – desde as crianças às pessoas de mais idade – aprenderão a conviver melhor em sociedade.
Para somar a estes elementos, ele citou a realização da Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu entre os dias 18 a 25 de setembro. O período é definido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e acontece anualmente para intensificar as orientações de educação, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e vítimas. “Quem faz o trânsito é cada um de nós. Desde que assumi a Ciretran, em maio deste ano, venho focando no diálogo junto aos diretores de auto-escolas, despachantes e os representantes dos municípios da região para entender as reais necessidades daqueles que estão ativamente no trânsito da nossa cidade”.
Em 2021, o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”. O evento é organizado pelo Departamento Nacional de Trânsito, por intermédio da Coordenação-Geral de Educação e Saúde para o Trânsito, com o apoio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e seu Gabinete, e da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Informação, da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura. A ação segue as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Postos de atendimento na região
O chefe da Ciretran pretende concluir ainda em setembro a instalação de mais um posto de atendimento da Ciretran, sendo na cidade de Porto Vitória. Citou que a instalação da unidade em Paulo Frontin ainda está em trâmite, porém o seu atendimento deve acontecer ainda este ano. As demais cidades, Cruz Machado, Paula Freitas e General Carneiro já estão com atendimentos ao público. “A intenção é facilitar o atendimento também nos municípios, evitando deslocamentos e fortalecendo diálogos entre a comunidade”, disse.
Mutirão no trânsito
Desde o dia 18, os moradores de União da Vitória participaram das ações da Semana Nacional de Trânsito. Uma delas foi a Blitz Educativa, que foi coordenada pela Patrulha Escolar da Polícia Militar.
A ação foi concluída neste sábado, 25, com o Mutirão no Trânsito, que aconteceu das das 8h às 12h, em frente a 4ª Ciretran de União da Vitória, na Rodovia BR-476, no bairro Ouro Verde. O evento atenderá todos os protocolos sanitários de combate a Covid-19. “Teremos a participação da Polícia Rodoviária Estadual com a Blitz Educativa no local e do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado”.
Entre os serviços ofertados no sábado estão: entrega do documento impresso CRLV (sem custo); verificação da CNH da pontuação e consulta; orientações sobre as novas normativas, entre outras; credencial da pessoa com deficiência mediante documentação com o CID; e credencial do idoso.