A senhora das águas do Rio Iguaçu

É ela, Ivana Alves Santos Scheid, quem faz a medição da cota do nível Rio há 17 anos

·
Atualizado há 4 anos

Você já se perguntou quem faz a medição da cota do nível de água do imponente Rio Iguaçu?

2020-rio

Quem cumpre o curioso ritual no Vale do Iguaçu é ela, Ivana Alves Santos Scheid.

2020-ivana

Ela se desloca a régua que fica na Ponte Machado da Costa e informa ao seu setor de estatística a variação, ou não, do Rio.

“O Rio já faz parte da minha rotina e da minha vida. O meu pai realizou o serviço há 20 anos, porém apresentou problemas de saúde e eu herdei a atividade”.

Ela agregou esta responsabilidade já há 17 anos.

Diariamente, Ivana vai ao local, faça chuva ou faça sol, feriados e fins de semana, pela manhã e a tarde. A medição é feita às 6h e às 18h30.

Segundo a moradora de União da Vitória, o trabalho é importantíssimo, em especial para os órgãos como os de defesa civil. Os dados são informados para o Instituto das Águas do Paraná, órgão estadual à qual é credenciada, e confirma à Copel a leitura em campo do rio.

Quando chove, Ivana necessita adentrar na estação do Rio, que contempla um capacitador de água, para saber quantos milímetros caiu na região.

“Esse rio me fascina”, afirma.


Ivana, quem é

Para quem não há conhece, Ivana é uma mulher que exibe elegância e alegria por onde passa. Pela manhã, após a leitura da régua, ela vai para academia, seguido do trabalho administrativo no Centro de Danças de Porto União da Vitória, onde fica até às 18 horas. De volta para casa, Ivana realiza os aferes domésticos, descontrai com a família e descansa por volta da meia-noite.