O dia 20 de abril será rodeado de ciência, mistério e superstições. Isso porque ocorrerá nesta data um eclipse solar híbrido. Trata-se de um fenômeno raro que ocorre quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, passa diretamente entre o Sol e a Terra, fazendo com que a sombra da Lua atinja a superfície da Terra. O eclipse é considerado “híbrido” porque ele começa como um eclipse anular, onde o Sol forma um anel ao redor da Lua, e depois se transforma em um eclipse total, quando a Lua cobre completamente o Sol.
O eclipse solar híbrido que vai acontecer em 20 de abril de 2023 será visível no Hemisfério Sul, cruzando da Austrália até a Papua Ocidental. Sendo assim, é importante destacar que o evento ocorrerá principalmente no mar, com somente um breve eclipse anular sendo visível por um segundo no Oceano Índico. No entanto, a totalidade, de cerca de um minuto, será visível da costa oeste da Austrália Ocidental, Península de Exmouth, Timor-Leste e Papua Ocidental.
Fenômeno de 20 de abril é raro
Os eclipses solares híbridos são raros e estão previstos para ocorrer apenas sete vezes no século 21. Assim, para aqueles que são “caçadores de eclipses”, é uma oportunidade preciosa para experimentar a totalidade de um eclipse solar.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem completa no GMC Online, parceiro do Portal Vvale.