Ao contrário de novembro, último mês do ano deve ter menos chuva

Temperatura deve ser amena no verão, mas com chuvas abaixo da média

·
Atualizado há 8 anos

O finalzinho de novembro tem surpreendido quem mora no Vale do Iguaçu. Na região, a chuva tem caído quase todos os dias, ora com intensidade, ora como refresco mesmo. Conforme os meteorologistas, essa instabilidade é bastante comum para a Primavera. A boa notícia – para quem não gosta de chuva – é que o Verão, que começa neste mês de dezembro, deve ser bem mais seco. Nesta semana, a Epagri, publicou em sua página, uma avaliação dos próximos três meses.

De acordo com o texto, a estação nova, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, terá chuva abaixo da média climática na região. “O Litoral catarinense terá melhor distribuição de chuva, porem o Litoral Norte pode terminar o trimestre com valores acima do esperado”, considera o texto. Dezembro e janeiro, contudo, não terão tanta chuva. A “culpa” é do fenômeno La Niña, que sugere este comportamento. “Ressalta-se que no verão temporais ocorrem com mais frequência, com maior chance de chuvas acompanhadas de forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado”, alerta o portal.

O Verão, embora seja a estação mais quente do ano, não vem com tanta força. Também é uma avaliação da Epagri, que a temperatura deve ficar próxima da média climática. “Na primeira quinzena de dezembro, a temperatura no período noturno continua baixa em relação ao esperado para a época do ano. Em dezembro, no Planalto Sul, algumas madrugadas ainda terão temperaturas favoráveis à formação de geada fraca nas áreas altas da região”, observa.

Para o ano que vem, estão previstas de duas a três ondas de calor, o que deve manter alta a temperatura durante o dia, por vários dias consecutivos. “Massas de ar seco, nos seus primeiros dias de atuação no Sul do Brasil, favorecem maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), com temperatura amena na madrugada e inicio do dia e mais alta à tarde”, encerra o texto.

Embora o site da Epagri foque suas previsões para Santa Catarina, ela dá um “pulinho” no Planalto Norte. Como Porto União está nesta região e União da Vitória é irmã dela, sim, a estimativa para o Verão cabe certinho para o Vale do Iguaçu. Por enquanto, o Simepar, cuja concentração é o Paraná, não divulgou nenhuma nota sobre o fim da Primavera.

Natureza

Enquanto o tempo fica em cima do muro, a natureza dá um show de beleza. São nuvens imensas, chuva intensa, orvalho, névoa. Nesta terça, 29, no final da tarde, depois de um dia trágico, onde o País amanheceu sabendo da morte trágica de parte da equipe da Chapecoense, um lindo arco-íris, em arco, uniu as Cidades Irmãs. Um símbolo da presença de Deus e de que sim, a vida segue.