O calor que dura quase o dia todo não engana: o Outono chegou com força mas vem cheio de características da estação vizinha, o Inverno. Assim, nem bem começou, ele já garante queda brusca na temperatura, especialmente nas cidades mais altas da região. O Sul, que é bem mais fresco por natureza, já tem duas “medalhistas”. Em Bom Jardim da Serra (SC), na madrugada de quinta-feira, os termômetros marcavam 4,6ºC. Também no dia 9, General Carneiro (PR) “cravou” 5,5ºC. É muito frio.
De maneira paralela ao efeito, algumas cidades têm elevação na temperatura. É o caso de União da Vitória e Porto União, que na tarde desta quinta, marcaram 27ºC em temperatura. A previsão do Simepar, instituto de meterologia do Paraná é de noites mais frias, porém de calorzinho durante o dia. Neste momento, a massa de ar frio ainda cobre o Sul mas não de maneira tão intensa. O efeito se repete em Santa Catarina. Segundo o Ciram, as madrugadas serão mais frescas e os dias, quentes. Para os próximos dias, não há previsão de chuva. A exceção fica no litoral onde, por conta nebulosidade, pancadas podem ocorrer.
Sobre o Outono
Ele começou em 20 de março, exatamente às 19h45. É uma estação de transição, normalmente com oscilação de temperaturas de grande amplitude, ou seja, madrugadas mais frias e calor durante o dia nos meses de abril, maio e junho. No Outono, o regime de chuvas começa a decair. No Brasil, isso é um problema, pontual, inclusive, no Sudeste e Centro-Oeste. A estação acaba no dia 21 de junho às 13h38, no horário de Brasília.