Por Mariana Honesko
A chuva começou de repente, no início da noite desta quarta-feira, e em pouco mais de dez minutos, foi suficiente para causar medo e preocupação. Mais do que isso: neste pequeno intervalo, o efeito da chuva forte, acompanhada pelo granizo, em pedras pequenas e médias, deixou um rastro extenso de danos.
Até ontem à tarde, cálculos mostravam que em União da Vitória, município mais afetado pelo efeito na região, cerca de 300 famílias contabilizam prejuízos após o temporal. Na rede social, as imagens das nuvens negras e, em seguida, da chuva e das pedras, foram postadas e rapidamente compartilhadas. As fotos mostraram a dimensão do temporal mas, de fato, ela só foi realmente comprovada ontem, em casas, lojas e até apartamentos. No centro de União, por exemplo, funcionários da loja Palácio dos Calçados e Confecções, precisaram deixar um pouco de lado suas funções para ajudar na limpeza do espaço. Parte da estrutura caiu, danificou lâmpadas e permitiu a entrada da água em cerca de cinco centímetros dentro do depósito.
Mas, os efeitos mais sérios do temporal “caíram” sobre a comunidade do Bairro João Paulo II, na região dos Conjuntos. O bairro é humilde e por isso vai receber ajuda. “O bairro (Joao Paulo) ficou sem energia durante a noite e ontem (quarta) não tínhamos como calcular os prejuízos”, lembra o presidente da Defesa Civil em União da Vitória, Marco Antônio Coradin.
Hoje o cadastramento dos atingidos e, especialmente dos moradores do Conjunto, acontece. A partir das 8 horas a escola Dille Testi Capriglione deve ser procurada. Inicialmente, a Defesa Civil a e Secretaria de Assistência Social farão o cadastro das pessoas afetadas e que tenham renda familiar de até R$ 1,5 mil. Mais tarde, o endereço indicado vai receber as telhas em quantidade necessária para recuperação do telhado. Ainda logo após a chuva de granizo, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, de maneira emergencial, distribuíram lonas, para ajudar, ainda que paliativamente, na redução dos danos.
Mais chuva
Os sites de meteorologia do Paraná e de Santa Catarina confirmam o cruzamento das informações. A chuva desta quarta-feira deve ser repetida no final de semana. Hoje, na região catarinense, a chuva deve ocorrer durante todo o dia, inclusive mais forte em alguns momentos. A mais intensa está prevista para a região Oeste e Sul do estado, com acumulado de 60 à 80 mm em média. Há risco de ventania e granizo, de novo, na parte Oeste, Meio Oeste e Sul.
O Simepar confirma o que anunciou a Epagri. Para o Paraná, a previsão para hoje é de muita chuva, com trovoadas. No sábado, domingo e segunda-feira, novas pancadas devem acontecer.
Emergências
193
Corpo de Bombeiros
3523-7001 e 8432-9587
Defesa Civil de Porto União
3522-4748
Defesa Civil de União da Vitória