Chuvas devem aumentar na região central a partir da segunda quinzena de outubro

·
Atualizado há 8 anos

As chuvas devem aumentar na região central do Brasil e no estado do Acre a partir da segunda quinzena do mês de outubro. A informação é da Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e divulgada na última quarta-feira (28). De acordo com a previsão, as chuvas vão se intensificar nas áreas que cobrem o sul da Amazônia, as regiões Sudeste e Centro-Oeste e o oeste da região Nordeste. Os dados também indicam que as temperaturas podem ficar acima da média histórica na maior parte do país entre os meses de outubro e dezembro.

A pesquisadora do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), Renata Tedeschi, explica que as chuvas não terão a mesma intensidade na região Nordeste e em parte da região Norte.

Renata Tedeschi, pesquisadora (CPTEC/Inpe), “Em boa parte do Brasil, a chuva retorna iniciando assim a estação chuvosa. Porém, em quase todo o Nordeste e em parte do Norte, essa estação ainda faz parte da estação de seca. Sendo assim, as noticias para o estado do Acre e para região central do Brasil são boas, pois, com o retorno da chuva, o nível do Rio Acre deve aumentar e as queimadas na região central devem diminuir”.

A pesquisadora enfatiza a situação do Acre, pois o estado enfrenta uma grave estiagem e queda no nível dos rios. As chuvas, segundo ela, devem ajudar na recuperação do volume hídrico na região.