CLIMA: Faz frio, mas nem tanto

Temperaturas sobem um pouco nos próximos dias mas termômetro continua no “vermelho”. No interior, primeira geada é registrada

·
Atualizado há 9 anos

Embora esteja bastante frio, a temperatura já sofreu uma pequena elevação na região do Vale do Iguaçu. Na verdade, os estados do Paraná e Santa Catarina. As informações são dos sites de monitoramento do tempo. Eles garantem que as baixas foram recordes, mas confirmam uma “subidinha” considerável, suficiente para evitar um andar quase robotizado da população. As temperaturas baixas vêm sendo registradas desde quarta passada, 27, depois de uma onda de calor atípico para o mês de abril.

Em nota, o portal Ciram informa que a diminuição do frio é fruto de um deslocamento da massa de ar de origem polar para o oceano. O texto confirma ainda que desde ontem, a intensidade ficaria ainda menor. Em contrapartida, deve vir chuva por aí. Fracas e isoladas, elas serão mais frequentes em ambos os estados onde estão União da Vitória e Porto União. A meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, do Simepar, confirma as informações do Ciram. Conforme ela, a massa de ar frio e seco começa a perder suas características originais. Por isso, “já não há o predomínio de sol e as temperaturas não ficaram tão baixas nessa última madrugada”.

Geada

Na área rural do Vale do Iguaçu, o frio se tornou mais evidente. No dia 1°, feriado nacional, as mínimas garantiram um espetáculo. Em São Miguel da Serra, distrito de Porto União, a leitora Vanessa Rossa fotografou a primeira geada do ano. Tudo, absolutamente, foi coberto por uma fina camada de gelo. O sol que apareceu logo cedo deixou a paisagem ainda mais bonita. Conforme os sites de monitoramento, novas geadas ainda não estão previstas.