A frente fria que se deslocou entre a sexta-feira, 18 e este sábado, 19 provocou chuvas em todas as regiões paranaenses com acumulados entre 10 e 20 mm em vários municípios. Apenas entre o Norte e o Norte Pioneiro o volume de chuva foi baixo e inclusive não foi registrado precipitação em algumas cidades.
Devido a presença da nebulosidade em grande parte do Estado e a aproximação de uma massa de ar frio, o calor deu uma trégua e a temperatura máxima não passou dos 20 °C em Curitiba e no Sul do Estado. O início da noite deste sábado marcava 16,6°C na Capital.
Com a chegada da massa mais fria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a queda das temperaturas no Sul do País no domingo (20).
Mas, o alerta fica mais concentrado em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde as mínimas podem cair a 3°C, com possibilidade de geada.
No Paraná, apenas uma pequena faixa na divisa com Santa Catarina deve ter marcas mais baixas, mas sem contudo repetir o frio extremo visto em julho.
Na região de União da Vitória a previsão é de mínima de 7°C.
No domingo, o dia amanhece com tempo estável na maioria das regiões paranaenses. Porém, áreas de instabilidade, oriundas do Paraguai e Mato Grosso do Sul, provocam pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas em vários momentos do dia entre o oeste e o noroeste do Estado. Ao longo do dia a chuva se espalha pelos demais setores, atuando de forma mais desorganizada.