ESFRIOU!: Temperaturas ainda mais baixas podem ser registradas no Vale do Iguaçu

Meteorologistas apostam numa semana de negativas e geadas para a região

·
Atualizado há 8 anos

CapaX-XFrioUnião da Vitória registrou ontem pela manhã, logo às 6 horas, 1°C. A temperatura não foi a mais baixa da região, mas a cidade pode registrar nos próximos dias até 0°C. Em General Carneiro os termômetros nesta quarta-feira marcaram -4,4°C, a temperatura mais baixa de todo o Estado.

Conforme os mapas meteorológicos do Simepar, o Sistema de Meteorologia do Estado, as mínimas vão diminuir ainda mais. “A tendência é frio até segunda-feira, 13. A possibilidade de geada em União e região também aumenta nesta semana”, afirma Lisandro Jacobsen, meteorologista do Simepar. Lisandro explica ainda que não depende, apenas, das temperaturas negativas para que se forme a geada, mas de toda uma composição. “O que impede a formação da geada é o nevoeiro, as áreas mais baixas e úmidas acabam impedindo a formação da geada. Ainda mais que vocês moram perto do Rio Iguaçu.” Já o tempo seco e temperaturas negativas são fatores perfeitos para a formação do fenômeno.

Do lado catarinense a comunidade de São Miguel da Serra, no interior de Porto União, também sentiu o frio bem de perto. Por lá as temperaturas abaixo de zero favoreceram a formação de geada. A camada fina da água congelada mudou a paisagem logo cedo. Árvores, folhas e campos inteiros mudaram de cor e emprestaram, por pouco tempo, sua beleza para o branco.

E para os catarinenses que já estão achando difícil levantar cedo da cama, tomar banho e sair de casa, pode se preparar para temperaturas ainda mais baixas. A Epagri/Ciram emitiu um aviso meteorológico indicando que nos próximos dias vai ocorrer o avanço de duas massas polares no Estado, provocando ainda mais frio. Entre sexta-feira e sábado, há chance de neve na Serra Catarinense. “A sensação térmica em todo Estado foi uma das menores do ano. A próxima madrugada (quinta-feira) deve ser de frio ainda mais intenso. Essa condição ocorre normalmente em julho e agosto, mas nos últimos anos, ela vem se antecipando. Os catarinenses podem ser preparar: os próximos 15 dias serão de temperaturas muito baixas”, explicou o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Cuidado

A Defesa Civil decretou, nesta semana, estado de atenção por causa das baixas temperaturas. O cuidado deve ser redobrado, principalmente com a população mais vulnerável como moradores de rua, idosos, crianças e pessoas que tenham problemas crônicos respiratórios. Também é necessário abrigar os animais domésticos durante as noites.