Muita gente acordou cedo e esperou a prometida geada para esta terça, 16. Na área urbana, ela não apareceu, mas o frio veio com força. Ao meio-dia de ontem o termômetro que fica no cruzamento da Matos Costa com a Manoel Ribas, na divisa das Cidades Irmãs, registrava 14ºC.
Na área rural, por outro lado, o dia frio foi visto e sentido com mais intensidade. A leitora Vanessa Camargo Rossa, por exemplo, enviou vários registros da comunidade de São Miguel da Serra, no interior de Porto União. Por lá, as mínimas chegaram perto de zero grau e deixaram o cenário agrícola ainda mais bonito. E surpreendente: até uma bacia cheia de água congelou.
A previsão para hoje é de um dia igualmente frio. A análise vale para toda a região e para praticamente toda a região Sul. Conforme o Simepar, há previsão de geadas para todo o Estado, especialmente para a “metade sul” do Paraná. Para hoje, temperaturas abaixo de zero estão previstas, de novo.
Para a vizinha Santa Catarina, o perfil é praticamente idêntico. Embora o frio diminua por conta do afastamento da massa de ar polar para o oceano, a temperatura continua negativa. Há previsão de geada especialmente no Meio Oeste e Planalto Norte (onde estão as Cidades Irmãs) com probabilidade de 60 a 70%, e no Planalto Sul com probabilidade de 80 a 100%.
Frio em recorde
Ontem, o “gelo” bateu recorde em quase todas as regiões do Brasil. A exceção ficou no Nordeste, onde só ocorreu mesmo recordes de calor. Ontem, a cidade de Urupema, em Santa Catarina, registrou mínima de 6ºC negativos. A temperatura foi a mais baixa registrada no ano no País, segundo a prefeitura da cidade, que reivindica o título de “a mais fria do Brasil”.
Pela rede social, brincadeira transforma Inverno em evento
No Facebook, a chegada do inverno motiva um divertido convite: no Paraná, todos estão convidados para acompanhar, no domingo, a estreia da estação mais gelada do ano. A iniciativa é do jornal Gazeta do Povo. Conforme a descrição do evento, já estão confirmadas as presenças das temperaturas baixas, geadas e talvez neve. A sugestão é de ir vestido com o “maior número de camadas, da ceroula ao sobretudo”. Quem quiser conferir, é só procurar na rede a página “Inverno (eu vou)”.
Fotos: Vanessa Camargo Rossa