Há exatos 10 anos a neve chegava em União da Vitória e em outras cidades da região Sul do Paraná.
Por volta das 20 horas daquela segunda-feira, 22, a neve começou a cair sobre União da Vitória. Um dos pontos mais altos da cidade, o Morro do Cristo, em poucos minutos estava cheio de curiosos e também amantes do frio. Copas de árvores, escadas e até o Cristo ficaram cobertos pela neve.
O fenômeno durou aproximadamente quatro horas. Tempo suficiente para que bonecos de neve fossem montados e cenários capturados. As câmeras fotográficas ficaram em evidência, qualquer movimento era registrado pelas objetivas.
Outros pontos da cidade também sentiram a neve. Pessoas que nunca tinham presenciado um momento igual a esse se emocionaram.
Crianças fizeram “guerra de bolinha de neve” e também montaram seus bonecos de neve.
Segundo o Simepar nevou também entre os dias 22 e 23 de julho de 2013 em outras cidades do estado: Araucária, São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati. Mais tarde, o órgão incluiu na contagem os municípios de Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Pato Branco, Porto Vitória, Antônio Olinto, Campo Magro, Colombo, São José dos Pinhais, Cantagalo, Apucarana, Cambira, Maringá e Jaguariaíva.
No Brasil, 74 cidades brasileiras presenciaram neve ou chuva congelada.