INVERNO: Com o frio, plantas também precisam de proteção

Recolher algumas espécies e cobrir outras são algumas das medidas que ajudam na preservação das espécies

·
Atualizado há 8 anos

Plantinhas
Elas podem resistir, mas vão precisar de ajuda. (Foto: Vanessa Rosa).

O frio chegou com muita força em toda a região do Vale do Iguaçu. O Inverno ainda nem começou oficialmente e os termômetros já registram temperaturas abaixo de zero. Por isso, nem só as pessoas e animais precisam de proteção para aguentar essa onda gelada. Plantas e flores também requerem alguns cuidados.

A boa notícia, para quem gosta de plantas, é quem nem todas as espécies precisam, de fato, de proteção. É o caso do amor-perfeito, sálvia e boca-de-leão. “Elas são flores de Inverno mesmo. Aguentam bem”, explica Norma Hobi Wengen, proprietária há 43 anos da Kika Flores.

Conforme ela, plantinhas delicadas, como a violeta, devem receber mais carinho. Além de ficar dentro de casa, o ideal é que recebam pouca água durante o período frio. Espécies leguminosas, aquelas molhadinhas, de folha cheia, precisam ser cobertas, caso fiquem do lado de fora da casa ou apartamento. “Dá para colocar plástico, papel, pano fino, jornal. Tem que pôr no final da tarde e já tirar no início da manhã”, orienta Norma. O gesto garante que a planta não fique abafada e morra por conta da umidade.

Para a gerente da Cris Flores, Déborah Kroni, entram na lista de espécies “finas” as orquídeas. Por isso, ela recomenda que as plantas das espécies que vivem do lado de fora, entrem. A sugestão vale também para as azaleias. “Tudo o que estiver em vaso é interessante recolher”, recomenta. Já as plantas “plantadas”, na terra, não há outro remédio senão a cobertura completa. A lona é uma das proteções mais usuais. “Cobre a noite toda, mas no outro dia já tira a proteção”, ressalta.

Mas, as orientações que valem para a área urbana não devem ser seguidas na área rural. Por lá, o frio é bem mais intenso e exige dos cultivadores de plantinhas atenção e precaução redobrada. Ainda assim, se houver dedicação, é bem provável que as plantas resistam e vençam ao frio, embora talvez não passem totalmente sem sentir seus efeitos. E deve ser assim com todos os seres vivos, inclusive os humanos.