Na semana passada, por vários dias, o pôr-do-sol foi registrado e compartilhado nas redes sociais. Em tons laranja e vermelho, este espetáculo anunciava o tempo do dia seguinte: frio, muito frio, mas tempo firme.
Se depender da avaliação dos profissionais da meteorologia, estes registros vão se tornar mais comuns até setembro. O mapa para o trimestre – de julho até o mês 9 – mostram que as temperaturas devem ficar próximas e até abaixo da média. A previsão também mostra que as massas de ar frio de origem polar devem chegar mais intensas e com frequência ao Sul, favorecendo a geada e até neve em pontos de serra.
As informações do Ciram combinam com as do Simepar. O portal mostra que no sábado, a massa de ar polar se deslocou sobre o Oceano Atlântico, contudo segue influenciando as condições do tempo sobre o continente. Mas, nesta semana, na região do Vale do Iguaçu, assim como em boa parte dos estados de Santa Catarina e Paraná, o frio perde intensidade e a temperatura já não fica tão baixa.
Neste ano o inverno não está sob a influência do El Nino ou da La Nina
Dias quentes e com chuva
Conforme os sites de meteorologia para a região, o tempo fica mais quente até sexta, 15. Porém, esse calorzinho atípico vem acompanhado de chuva. Ela começa já na quarta, com pancadas isoladas a partir da noite. Na quinta, 14, o tempo fica nublado e para este mesmo dia, estão previstas chuvas e trovoadas. As máximas até o final de semana podem chegar aos 24ºC e as mínimas nem são tão mínimas assim: ficam na faixa dos 13ºC.