Embora os catarinenses já venham sentindo os efeitos das baixas temperaturas há semanas, o inverno começa oficialmente na manhã desta quinta-feira, 21, mais precisamente às 7h07min. E a previsão é de que massas de ar frio continuem a chegar ao longo dos próximos três meses, trazendo novas ondas de frio para Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, não está descartada a possibilidade de que tenhamos mais uma vez queda de neve e formação de geadas no Estado.
Pelo menos mais três ondas de frio intenso devem chegar ao Estado até agosto, segundo a Epagri/Ciram. Mesmo assim, o último boletim do órgão indicava que, na média, as temperaturas serão um pouco mais elevadas que o comum nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí. Na Serra, nos planaltos e no Oeste, por sua vez, as temperaturas ficarão próximas das médias históricas. Em relação às chuvas, o mês de agosto deve ter a maior precipitação pluviométrica, com a média podendo chegar a 190mm no Oeste catarinense.
“A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca”, aponta o último relatório da Epagri/Ciram.
Oportunidade de viagens
A Serra catarinense costuma ser o destino favorito dos turistas que visitam Santa Catarina no inverno. Seja pela beleza das paisagens, seja pela busca por um frio intenso, pousadas e hotéis costumam ficar lotados nesse período do ano. A Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (SOL) possui um endereço eletrônico especialmente para que os visitantes possam conhecer os principais pontos turísticos de cada uma das cidades serranas. Veja aqui.
O secretário Tufi Michereff relembra que, no dia 29 de junho, começa o 3º Serra Catarina Festival de Inverno, com programação até 31 de agosto em todas as cidades serranas. Segundo ele, o turista que visitar a região não vai se arrepender. “Santa Catarina é um Estado diferenciado, pois temos muitas opções para os visitantes. Para onde você for, tem opção, inclusive no Litoral. Mas a Serra tem seu charme, com os parques e as belas paisagens. Estamos com uma expectativa muito boa, já que a atividade turística vem numa crescente no Estado”, diz.