Previsão atual indica que não teremos enchente nas Cidades Irmãs

·
Atualizado há 9 anos

rioiguacu-uniaodavitoria-portouniao
Rio Iguaçu. (Foto: Jaqueline Castaldon).

O assunto nas rodas de conversa é um só. Vamos ter enchente de novo em nossas cidades? Não. Essa afirmação é dada pelos estudiosos do Rio Iguaçu.

Segundo o presidente da ONG Sociedade de Estudos Contemporâneos – Comissão Regional Permanente de Prevenção Contra Cheias do Rio Iguaçu (Sec-Corpreri), Dago Woehl, se a previsão de chuvas de até 66 mm para o final de semana se confirmar, o rio deve alcançar no domingo, 19, o nível de 5,57m. Caso contrário, se a chuva esperada não cair em nossa região, o comportamento de elevação se modifica e o nível deve ser em torno de 5,10m.

O nível de alerta considerado pela Defesa Civil é de 5,50m. Até chegar neste nível nenhuma família precisa ser retirada de suas casas.

Os novos conjuntos habitacionais mudaram drasticamente este panorama de retirada de famílias de suas casas. Até pouco tempo, quando as regiões ribeirinhas eram povoadas, a qualquer pequena cheia muitas famílias ficavam desabrigadas brevemente. Hoje, com elas realocadas, o cenário mudou.

Segundo Woehl o nível normal do rio é 2,75m. Com o nível atual, alguns trechos sofrem alagamentos, mais sem problemas para a população.

Ele lembra ainda que em sua última conversa com a Defesa Civil de União da Vitória o órgão afirmou que só quando o nível chega a 6 metros é que famílias precisam ser realocadas.

Segundo o Simepar, as chuvas ocorrem em nossa região até amanhã. A partir de sábado o tempo volta a ficar estável e as precipitações tendem a não ocorrer.

Sobre este assunto entrevistamos na manhã desta quinta-feira Dago Woehl.

Confira na íntegra a reportagem: