Por Mariana Honesko
Com exceção de alguns pequenos intervalos, a chuva continua a cair de maneira intensa e praticamente sem interrupção na região das Cidades Irmãs. O comportamento vem se repetindo desde o final de semana e, até ontem. registrava índices pluviométricos altos, embora não preocupantes. Na terça-feira, 80 milímetros de chuva foram registrados nos municípios de União da Vitória e Porto União. Ontem, até às 15 horas, nem a metade disso havia caído nas cidades. “Chove muito, mas essa redução já nos tranquiliza”, avalia o coordenador da Defesa Civil de União da Vitória, Marco Antônio Coradin.
Por enquanto as equipes de União e Porto União trabalham com uma margem considerável de tranquilidade. Conforme Coradin, é apenas a partir dos 5,80 metros que o nível preocupa e começa a gerar prejuízos. “A partir disso ou até dos seis metros, algumas casas do Bairro Cidade Jardim já começam a ser atingidas”, lembra. Para hoje, os órgãos esperam uma elevação de, ainda, cerca de 30 centímetros.
Em Porto União, segundo o secretário de Obras, Ruy Breyer, nenhum dano sério foi registrado. Conforme já mostrou O Comércio na edição de ontem, apenas pequenos problemas foram registrados no Bairro Santa Rosa, nas ruas Helmut Muller e Gustavo Medeiros. Por lá, a obra de tubulação não concluída ocasionou o alagamento das ruas.
Previsão é pelo fim da chuva
No Paraná e em Santa Catarina, os institutos de meteorologia trabalham com a certeza de estabilidade do tempo a partir de amanhã. Contudo, em nota, a Epagri/Ciram reforça que hoje o dia será de chuva, com raios, trovoadas e risco de temporais com granizo. É esperado para hoje o acumulado de 60 milímetros.
A possibilidade um tanto preocupante é reforçada pelo Simepar. Em seu site, o instituto alerta (o texto aparece inclusive grifado) para os temporais. A “onda” de instabilidade, porém, deve acabar amanhã, quando uma massa de ar seco avança sobre os dois estados.
Enxurrada recua
Ontem, nos bairros Limeira e Nossa Senhora do Rocio, a chuva que havia invadido algumas ruas mais baixas já recuavam ao seu leito normal.
Se precisar de ajuda, ligue:
Defesa Civil de União da Vitória
3522-4748
Defesa Civil de Porto União
3523-7001 e 8432-9587