A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas está realizando levantamento dos prejuízos causados no temporal que atingiu a região na segunda-feira, 7. Os dados servem para passar as informações a Secretaria de Estado da Educação (SED). Todo o levantamento servirá para uma análise técnica, para que as ações sejam tomadas conforme gravidade de cada situação.
Prejuízos
No município de Porto União, a Escola de Educação Básica (EEB) Nilo Peçanha teve a queda do muro, devido a força da água e também sua rede de esgoto danificada. Já em Três Barras, na EEB Frei Menandro Kamps, a escola teve todas as calhas da frente e também da ala nova da escola totalmente prejudicadas pela força do vento, além do forro danificado, causando alagamentos.
Já em Canoinhas a EEB Rodolfo Zipperer teve a fiação do pára-raio e rufos da quadra de esportes totalmente destruídos. O toldo da frente também sofreu pequenos danos.
O Centro de Educação Profissional (CEDUP) Vidal Ramos, também de Canoinhas, teve seu maior prejuízo com a queda de dois aviários. Um com 342 m², que era utilizado na criação de aves de postura e um de 120 m² para criação de aves de corte. Durante o temporal mais de 300 frangos morreram devido à queda do aviário.
“Todo o levantamento dos prejuízos causados pelo forte temporal estão sendo averiguados, para que se realizem os trâmites legais que agilizarão as ações do governo”, destaca o secretário regional Ricardo Pereira Martin.