O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, esteve na manhã desta quarta-feira, 22, em Xanxerê, no Oeste do Estado, para prestar solidariedade aos moradores e visitar vítimas do tornado. A cidade decretou situação de calamidade pública. O secretário e uma equipe da Saúde visitaram o Hospital Regional São Paulo, onde oito pessoas estão internadas, sendo uma em observação. Mais de 70 atendimentos foram feitos desde o início do evento climático, na segunda-feira.
Kleinübing parabenizou as equipes do hospital pelo pronto atendimento e pela resposta rápida às pessoas que tiveram algum tipo de ferimento com a intempérie. “Viemos para ver o estado destas vítimas e nos solidarizar. Conversamos com a direção do hospital para saber da necessidade de material, além dos gastos efetuados com atendimento emergencial, medicamentos, aluguel de geradores e combustível. O Estado vai repor esses recursos assim que a unidade finalizar o relatório com os custos”, disse.
João Paulo Kleinübing informou ainda que, com a secretaria de Saúde do município, foram definidas estratégias de atendimento à população, como recuperação das duas unidades de Saúde afetadas no bairro Bortolon e dos Esportes e recomposição de materiais e medicamentos. “Há muito o que se fazer no atendimento para as comunidades, por isso estamos aqui”.
Conforme levantamentos preliminares da Defesa Civil, o tornado atingiu 2,5 mil residências, afetando cerca de 10 mil pessoas em Xanxerê. Também houve registro de dois mortos e 120 feridos. Em Ponte Serrada, 180 residências foram atingidas, 24 famílias estão abrigadas em casas de parentes e uma está em um abrigo.
Obra
O secretário também vistoriou as obras de ampliação do Hospital Regional São Paulo, que contam com investimentos aproximados de R$ 15 milhões do Governo do Estado. A obra contempla a construção de dois pavimentos, sendo que o primeiro vai abrigar os serviços de imagem, como ressonância, tomografia, raio-x, mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia. Já o segundo pavimento será destinado para o novo serviço de hemodinâmica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronariana.
O hospital é referência em serviços de alta complexidade na área de cardiologia, abrangendo atendimentos a uma população de 1,3 milhão de habitantes em Santa Catarina. Também se destaca em urgência e emergência para mais de 150 mil habitantes, possuindo UTI Geral e UTI Neonatal, além de Centro Cirúrgico, onde são realizadas mais de três mil cirurgias por ano. São mais de 6 mil m², 115 leitos, cerca de 280 colaboradores e 70 médicos cadastrados no corpo clínico. Por ano, são realizados, aproximadamente, 70 mil atendimentos no ambulatório e pronto atendimento, sete mil internações e 1,2 mil partos.