Difícil acertar a escolha da roupa para sair de casa. Nas Cidades Irmãs, o mês de maio trouxe uma variação bastante grande de tempo e temperatura. De manhã, até uma fina névoa cobre a região. A tarde, o sol alto motiva a retirada dos casacos e à noite, o pijama de mangas longas precisa ser escolhido. Isso, quando o tempo não “fecha”, assusta com ventos fortes e com termômetros gelados.
Para os profissionais, a bipolaridade de Outono é natural. “Essa variedade é normal, própria do Outono”, explica a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar. Por isso, segundo ela, é possível esperar até o final da estação, em 21 de junho, uma onda de combinações entre frio e chuva, sol e ventos fortes.
Em sua página, o Simepar dá mais detalhes sobre os três meses de Outono. A nota destaca exatamente as variações. “Esta estação é marcada por forte variabilidade espacial e temporal da precipitação e da temperatura”, diz o começo da redação. O texto anuncia também as primeiras geadas: elas estão previstas a partir da segunda quinzena deste mês. Para o Paraná – e na região, para um pedacinho de Santa Catarina – as análises sugerem uma distribuição das chuvas normal e acima da média para o sudoeste e parte do oeste.
A equipe da Epagri/Ciram, instituto de monitoramento em Santa Catarina, endossa as previsões do Simepar. Especialmente sobre as chuvas, a conclusão é unanime. “A partir de maio os indicativos são de chuva acima da média, por influência do fenômeno El Niño. No trimestre (do Outono) as chuvas diminuem em relação ao Verão, ficando com valores de 120 a 200 mm mensais no Oeste e Meio Oeste, e de 80 e 140 mm do Planalto ao Litoral. As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos”, diz parte do estudo sobre o Outono.
O Ciram menciona ainda noites e madrugadas mais frias e dias mais quentes. “Em maio, as ondas de frio chegam mais intensas a SC, com geadas generalizadas em todas as regiões e, possibilidade de neve, principalmente, no Planalto Sul, em maio e junho”, ressalta o texto no portal.
Os veranicos, de novo, ocorrem neste mês. Eles garantem dias prolongados de temperaturas acima dos 30ºC. Em algo, os meteorologistas concordam: haja saúde para aguentar tanta variedade.