O jeito pacato que vinha marcando maio até o final de semana, parece, definitivamente, ter mudado. Até sábado, as temperaturas estavam altas – muita gente circulou nas Cidades Irmãs só de camiseta – e o tempo, estável. No domingo, uma virada ocorre. A chuva começou mansinha e até ontem, ainda não havia dado trégua.
Segundo as previsões metereológicas, a instabilidade não deve abandonar a terrinha tão cedo. O tempo já deixa marcas: o Rio Iguaçu, que estava em 1,86 metros no final de semana, já chegou aos 2,96 metros na madrugada de ontem. Até às 18 horas de ontem, de acordo com o site de monitoramento da Copel, as réguas marcavam, 3,14 metros.
Previsões
Embora tenha chovido bastante nesta semana, maio apresenta redução no volume de chuvas na comparação com os meses anteriores. Mas, quando elas ocorrem, estão combinadas com as frentes frias, característica principal do mês. Para junho, espera-se uma redução na quantidade de chuvas e de eventos isolados (granizo aqui, vendaval lá).
Região Sul
A Epagri, que monitora o tempo em Santa Catarina, postou em sua página um alerta para esta quinta e sexta. Para hoje, por exemplo, estão previstos entre dez a 20 mm de chuva. No Litoral Sul, a intensidade deve ser maior: entre 80 a 90 mm. Para sexta, a previsão é de chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média.
Especificamente para União da Vitória, a previsão é de chuva na manhã e tarde desta quinta-feira. À noite, o tempo deve “firmar” mas ficar encoberto por nuvens. Pancadas de chuva devem marcar, também, a tarde desta sexta. Em relação às temperaturas, a notícia é boa: a mínima fica na casa dos 13ºC e a máxima, em 20º. Como União está ao lado de Porto União, a previsão vale para as duas cidades.