Ontem, 9, o Portal Vvale publicou os estragos que o temporal do “feriadão” deixou por aqui e, também, em outras regiões do Estado. No entanto, o cenário de destruição continua aparecendo e os transtornos causados na segunda-feira ainda persistem. É o caso da energia elétrica. Em entrevista ao O Comércio, o gerente da unidade da Copel em União da Vitória, Odair Marchiori, informou que por conta do temporal, 16 mil unidades consumidoras foram afetadas. No entanto, esse número diminuiu drasticamente. Segundo a assessoria da Companhia Paranaense de Energia, apenas 500 unidades estavam sem energia ontem. Dessas, 300 unidades são de áreas rurais. “Esses sãos os lugares mais difíceis de reestabelecer o sistema. A rede é mais extensa e para fazer a edificação demora mais”, disse a assessoria por telefone. “Mas a normalidade volta ainda hoje”, garantiu.
Além da energia, que faltou nos quatro cantos das Cidades Irmãs, e se agravou no interior, outro problema vem incomodando alguns moradores: as linhas telefônicas. Ainda na terça-feira a Polícia Militar de Porto União registrou problemas em atender algumas ocorrências pelo telefone, por conta de falhas durante a ligação. Os atendimentos foram, então, centralizados no Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município.
Hoje, pode ter mais
Depois da chuva forte, granizos em algumas cidades e o vento que chegou aos 90 km/h, o sol voltou a aparecer nos céus das Cidades Irmãs. Mas, conforme os mapas meteorológicos do Simepar – Sistema de Meteorologia do Paraná – a partir de hoje o tempo volta a ficar instável e, novamente, com risco de temporais isolados. O alerta está mantido, também, na Defesa Civil de União e Porto União.
ESTRAGOS
A casa Paroquial da Catedral de União da Vitória também não foi poupada pelos fortes ventos da segunda-feira. Fotos enviadas pelo Padre Ivo Jablonski mostram como ficou o telhado da Paróquia, além do Salão Paroquial e da Igreja. Conforme Ivo, parte do telhado veio abaixo por conta dos estragos.