Na segunda-feira (13), a capital Curitiba vai amanhecer com 43 painéis digitais espalhados pela cidade. A campanha tem a intenção de lembrar a todos que o rádio é um meio moderno, cheio de criatividade, ao mesmo tempo sério, onde se pode confiar nas informações, sinônimo de credibilidade.
Nas mais de 320 emissoras associadas uma campanha especial será veiculada também no dia 13 (ouça o spot no final dessa matéria). E nas mídias sociais, todos são convidados a compartilhar sua história ou momentos marcantes com o rádio, utilizando a hashtag #diadoradioaerp.
Segundo o presidente da Aerp, Caique Agustini, a data “é uma oportunidade para mostrar que o rádio traz criatividade para acompanhar as mudanças de consumo do ouvinte e que é o veículo de maior credibilidade entre a população, que confia e reconhece o trabalho responsável realizado pela radiodifusão”. Ele lembra que “o rádio está há 100 anos fazendo parte do dia a dia do brasileiro e se adapta às mais variadas tecnologias para continuar sendo umas das formas mais eficazes de promover o diálogo entre o cidadão, anunciantes, poder público e todos os setores da sociedade”.
O rádio continua sendo extremamente presente na vida dos brasileiros e a internet tem sido também um espaço para os ouvintes de rádio. 7,4 milhões de pessoas ouvem emissoras de rádio via web, sendo um avanço de 85% em relação à 2019, com um consumo médio de 2h45 min.
Presença do rádio: notícias, entretenimento e publicidade
De acordo com o Censo do Rádio Paranaense, realizado pela Aerp
- Mais de 85% das rádios pretendem manter ou aumentar equipes de trabalho em 2023.
- Notícias aparecem em 72,3% das emissoras de rádio.
De acordo com o Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media
- Rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13 regiões pesquisadas pela empresa.
- 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados.
- Alcance do rádio na Grande Curitiba é de 84%.
- 57% dos brasileiros acreditam que o meio é marcante como uma boa fonte de informação; 55% afirmam se emocionar através da música/esportes/religião, 38% enxergam o Rádio como um companheiro e 35% o veem como um parceiro para a diversão.
- 3 a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias, com cada um ouvindo, em média, 3h58 por dia.
- O perfil predominante entre os ouvintes é de indivíduos entre 30 e 49 anos (42%), das classes AB (44%) e C (41%).
- 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas.
- 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.
- 84% das empresas estimam aumento de faturamento em 2022.
No quesito publicidade, a Aerp criou uma forma de facilitar o anúncio nas plataformas de streaming das emissoras de rádio do estado. Anunciantes podem fazer o contato por meio do departamento comercial da Aerp. Mais informações aerp.org.br.
Dia Mundial do Rádio Unesco
“O rádio e a paz” é o tema proposto pela Unesco na 12ª edição do Dia Mundial do Rádio.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proposto pela Organização das Nações Unidas, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O mundo do século XXI é cheio de desafios, por isso, a Unesco faz o alerta para plantarmos a cultura da paz.
Neste sentido, é fundamental pensarmos qual a sua contribuição diária pela paz? Como a sua emissora pode contribuir neste contexto?
Conforme a Unesco, a narrativa pode aumentar as tensões ou manter as condições para a paz em um determinado contexto. Para a Unesco, o rádio pode até mesmo alimentar conflitos, mas, na realidade, o rádio profissional atenua divergências e/ou tensões, evitando sua escalada ou promovendo negociações com vistas à reconciliação e à reconstrução. Ainda conforme a organização, é fundamental neste contexto a responsabilidade dos profissionais do meio para com os cidadãos, a verificação de fatos, a precisão, as reportagens equilibradas e a investigação jornalística. A autonomia com relação a influências comerciais, ideológicas ou políticas potencializa o rádio em seu papel de vetor que leva à paz.