Quando eu o conheci, há uns doze anos atrás, trabalhando como vendedor no comércio local, depois professor de geografia, não imaginava que Robson José Castilho Gregório escondia um dom tão sublime, que é a música. Mais do que isso, Robson é apaixonado pela arte de ensinar música. Sendo assim, dos mais variados instrumentos musicais do qual ele é expert, podemos dizer que o violão é o seu predileto, talvez esse seja o seu melhor amigo, ao lado da flauta.
Robson já fez de tudo um pouco na vida. Por conhecê-lo já há algum tempo é que eu tenho propriedade para dizer de que ele está vivendo o seu melhor momento. Está feliz profissionalmente e na família, porque a encantadora , sua esposa, o apoia em seu ramo musical.
Hoje Robson é professor de música contratado pela Prefeitura de Matos Costa. Com o projeto da Terceira Idade e Musicalização na Escola já despertou em várias crianças e adultos o gosto pela arte. “Desenvolvemos trabalhos com diversas idades, vários públicos, desde musicalização infantil até música com a terceira idade, onde uma das modalidades é a integração entre crianças e idosos por meio dá música. Também pessoas da comunidade são convidados para as apresentações. Temos aulas de flauta doce, violão, percussão, canto coral”, conta.
Para este ano, serão implantadas as aulas de viola, a tradicional viola caipira. Juntamente com a Assistência Social do Município, Robson ministra as aulas de música dividindo o espaço com as aulas de artesanato e teatro.
Concurso
Robson conta que a fanfarra de Matos Costa já participou de vários concursos sagrando-se campeã na cidade de Antônio Olinto, no dia 8 de outubro de 2016, com a apresentação da Fanfarra Lira do Contestado. “Foi um orgulho para Matos Costa. Também fomos campeões no XXIII Cinfaban”.
Inclusive a Câmara de Vereadores de Matos Costa homenageou a fanfarra do Município, regida por Robson, por meio de uma Moção de Aplausos.