Aparecido Bernardo da Silva, morador no bairro Bom Jesus, em União da Vitória (PR), é dono de um espírito empreendedor que o acompanha desde a infância. É casado com Maria José, com quem teve quatro filhos: Daniele, Ana Paula, Gabriela e Carlos Eduardo.
De seus recém completados 57 anos, Aparecido comemora que oito deles foram dedicados ao tão sonhado empreendimento, que leva o nome de Porto Comércio de Metais e Sucatas (Ferro-velho) e, que está localizado próximo de sua casa, no bairro Ouro Verde.
“Eu morava em Mirador, que fica no norte do Paraná. Uma cidade pequena de aproximadamente 2.327 habitantes. A cidade de União da Vitória (distante 236 quilômetros de Curitiba) foi a escolhida em 1995 pela nossa família para uma nova mudança de ares”.
A empresa de Aparecido é aberta ao público de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e é especializada na reciclagem de resíduos ferrosos, que buscam a preservação das propriedades e características do material para que estes possam ser reaproveitados. “A empresa tem um significado importante na preservação junto ao meio ambiente, na economia local e regional”.
O empresário escolheu viver e investir em União da Vitória.
Atualmente o Ferro-velho é considerado um comércio de médio porte e os funcionários são os próprios filhos de Aparecido. “Fornecemos mercadorias para diversas cidades brasileiras. E entre essas também acontece a terceirização para o envio de sucatas para o exterior”.
A Porto Sucatas, como carinhosamente é chamada, conta com equipamentos modernos, caminhões e carros que contribuem para a separação do material recebido ou recolhido. “Eu tenho aqui dois alqueires de área ao qual hoje praticamente todo o espaço está ocupado com sucatas. Acredito que aqui na região de União da Vitória sou um dos empresários mais antigos no ramo”.
Aparecido também é um fornecedor da Gerdau, que é considerada a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Também é a maior recicladora da América Latina, pois a empresa tem na sucata uma importante matéria-prima, sendo 73% do aço que produz feito a partir desse material.