Por que a tensão entre países pode impactar o preço da gasolina?

·
Atualizado há 3 anos

João Alfredo Nyegray, doutorando, coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Geopolítica e Negócios Internacionais na Universidade Positivo (UP), explicou sobre como o conflito entre Rússia e Ucrânia pode impactar o preço da gasolina no Brasil.

João Alfredo Nyegray foi o convidado do programa CBN Linha Aberta no sábado, 29. A entrevista na integra você confere na página da CBN Vale do Iguaçu.

Entre os motivos para o conflito estão o compromisso de que a Ucrânia nunca se junte à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan); limitações às tropas e armas que podem ser implantadas nos países que aderiram a essa aliança após a queda da União Soviética (URSS) e a retirada da infraestrutura militar instalada nos estados do Leste Europeu.

Segundo João Alfredo, o conflito iminente pode impactar o preço do petróleo, causando uma forte volatilidade nos mercados globais. A Rússia é o segundo produtor de petróleo do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos, enquanto a Ucrânia é uma importante rota de energia, que movimenta exportações russas de gás natural para a Europa.

Leia a entrevista completa aqui.