Por Mariana Honesko
Contribuintes que não declararam o Imposto de Renda dentro do prazo – até o dia 30 de abril – já podem acessar o sistema disponível pela Receita Federal. O material está disponível desde a manhã desta sexta-feira, 2. Quem não enviou o documento dentro do prazo terá que pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido por mês, até atingir o valor máximo de 20% do imposto devido.
Neste ano, a Receita Federal esperava até 27 milhões de formulários. Até o dia 30, um pouco menos de contribuintes prestaram contas: foram 26.883.633 no total. Conforme o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Luis Horn, que atende a região de União da Vitória, a entrega foi bastante tranquila, sem registro de dificuldades técnicas mesmo com o expressivo volume de recepções simultâneas. O número de declarações entregues por dispositivos móveis tablet ou smartphone praticamente triplicou em relação a 2013.
Como vai funcionar
O programa gerador de declarações está disponível na página da Receita. Quem já havia baixado o aplicativo no computador não terá que instalar novamente o programa, que já está atualizado para cálculo de multa e impressão da guia de pagamento. O envio das declarações, contudo, não poderá ser feito por meio de dispositivos móveis porque os aplicativos não permitem o preenchimento de declarações retificadoras nesta plataforma.
Restituições
O pagamento começará em junho e será feito em sete lotes mensais. No primeiro lote, que será liberado em 16 do próximo mês, terão prioridade idosos de mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. O último lote sai em 15 de dezembro. É possível receber a informação sobre a data do pagamento da restituição por meio de SMS. Para isso, o contribuinte deve cadastrar dados e número de telefone celular na página da Receita Federal na internet, na área de restituições.