Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no Vale do Iguaçu, as vendas apresentaram alta de 5% no Dia das Crianças, neste 12 de outubro. A comparação é com o mesmo período de 2020.
Ainda, segundo dados divulgados pela Serasa Experian, o comércio nacional teve alta de 2,3% em média, entre 5 a 11 de outubro. Apesar do incremento, o resultado frustrou o setor. Segundo apurou a entidade, foi menor do que em outras datas importantes para o comércio, neste caso o Dia das Mães (6%); Dia dos Namorados (13,7%) e Dia dos Pais (6,2%).
O indicador nacional não deve impactar a expectativa dos empresários no Vale do Iguaçu. Para o diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL local, Silvio Iwanko, a data pode reaquecer as vendas para as comemorações de fim de ano.
“Paralelamente com as ofertas do Dia das Crianças, o comércio local aderiu ao Sábado +, que é uma iniciativa da CDL e que visa fomentar o comércio local, dando ao cliente um tempo extra para realizar suas compras. No sábado que antecedeu a data (09), as lojas estiveram atendendo em horário diferenciado”, diz.
O empresário acredita em boas projeções varejistas para 2021.
“Geralmente, o resultado das vendas no Dia das Crianças é um sinal para os comerciantes sobre como serão as vendas para o Natal”.
O Dia das Crianças é considerada a terceira data mais importante do comércio no Brasil, depois do Natal e do Dia das Mães.
“O Natal é a principal data do varejo no Brasil. Todos os segmentos do comércio crescem, estimulados, em especial, pelo 13º salário”, comenta Silvio.
Segundo expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a diminuição das medidas restritivas fará com que a contratação de trabalhadores temporários atinja 94,2 mil brasileiros. A projeção se baseia na estimativa de um crescimento de 3,8% para as vendas no período do Natal deste ano.
Serviço
A CDL ainda não definiu eventos e horários para atendimento deste final de ano, o que deve acontecer nos próximos dias.