Curso preparatório para o Enem é oferecido em Agências do Trabalhador

·
Atualizado há 12 anos

O curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desenvolvido pelo Campus EaD do Instituto Federal do Paraná, está sendo oferecido gratuitamente em algumas das Agências do Trabalhador.

As aulas são transmitidas ao vivo para as telessalas do trabalhador, todos os sábados das 14h às 17h15.

Esta é mais uma ação da parceria entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e o IFPR. O objetivo do Pré-ENEM é apoiar estudantes que não possuem condições financeiras para pagar um cursinho particular. O projeto começou em 11 de agosto e vai até 27 de outubro, último sábado antes do Enem, programado para 3 e 4 de novembro.

O secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, lembra que entre as vantagens da aprovação no Enem estão o ingresso ao ensino superior sem necessidade de prestar vestibular; acesso a financiamentos em universidades particulares e a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os professores atuam de forma voluntária no Pré-ENEM e, de acordo com a equipe do Campus EaD que desenvolve o projeto, quase todos trabalham em cursinhos pré-vestibulares de Curitiba. O conteúdo das aulas segue como base as questões de provas anteriores.

Alunos interessados em participar do curso podem procurar a Agência do Trabalhador de seu município ou entrar em contato com o Escritório Regional da Secretaria do Trabalho (www.sets.pr.gov.br).

Na agência, será feito um cadastro e o candidato poderá também conferir as vagas de emprego formal, disponíveis para seu perfil. Nos municípios onde as agências não possuem telessalas, os alunos podem assistir ao curso via web, no site do IFPR www.ifpr.edu.br. As aulas anteriores e o material didático também estão disponíveis no site.

A expectativa da equipe que desenvolve o curso é de que outros pólos parceiros passem a transmitir as aulas, atingindo cerca de 20 mil estudantes. Mais convênios estão sendo firmados e outras prefeituras poderão aderir ao projeto até o mês de novembro.