Daniel Fiduniv, de Paula Freitas, é medalhista de Ouro na Obmep

Aos 17 anos, estudante fica entre os 501 selecionados em todo o País

·
Atualizado há 10 anos

matematica-aluno-paulafreitas
Daniel com os pais, João e Luzia Fiduniv. (Foto: Divulgação).

Morador do interior da vizinha Paula Freitas (PR), o estudante de Engenharia Mecânica da Uniguaçu, Daniel Fiduniv, de 17 anos, é um dos 501 medalhistas de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ele fez a prova no ano passado, quando era estudante do Colégio Estadual Marina Marés de Souza.

Para a Instituição, a conquista é motivo de muito orgulho. “Embora o Daniel sempre foi um ótimo aluno, ficamos surpresos. Não é sempre que se tem uma medalha de ouro”, comemora a diretora Márcia Regina Fernandes Tomaszewski. A Marés de Souza, além da medalha, coleciona menções honrosas na edição da prova.

Daniel vai dividir a alegria da premiação com a aluna Ana Luize Holnatzki Pereira, do Colégio Duque de Caxias, de Antônio Olinto (PR). Os dois municípios premiados são assistidos pelo Núcleo Regional da Educação (NRE), de União da Vitória. “Reconhecimento. Talvez seja esta a melhor descrição da sensação que qualquer amante da Matemática, ou melhor dizendo, qualquer pessoa, procura, pois todos querem fazer a diferença na área que atuam e gostam e querem ser reconhecidos por isso”, disse o acadêmico.

Premiação

A cerimônia de entrega de medalhas ocorre no dia 20, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento marca as homenagens para os alunos do sexto ao novo ano que se destacaram na prova aplicada em 2014. A Obmep, no ano passado, esteve em sua décima edição.