Diretores falam e confirmam objetivos diferentes em faculdades locais

Jornal O Comércio ouviu Valderlei Garcia Sanches (Fafiuv) e Jairo Clivatti Uniuv sobre futuro da instituições

·
Atualizado há 11 anos

Reitor da Uniuv, Jairo Clivatti (Foto: Carlos Ruggi)
Reitor da Uniuv, Jairo Clivatti (Foto: Carlos Ruggi)

Depois da reportagem dos planos traçados pelas faculdades locais e os objetivos incomuns do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), o Jornal O Comércio (Grupo Verde Vale de Comunicação) ouviu o Reitor da Uniuv e o diretor da Fafiuv.

Ratificando o conteúdo da reportagem, os dois apontaram caminhos diferentes para as Instituição. Objetivos semelhantes, mas caminhos quase que opostos. Valderlei Garcia Sanches, diretor da Fafiuv, exibiu um convite para a assinatura do Decreto de credenciamento da Unespar, pelo Governador do Estado, Beto Richa, no dia 4 de dezembro deste ano, às 15 horas no salão nobre do Palácio Iguaçu em Curitiba.

Valderlei
Diretor da Fafiuv, Valderlei Garcia Sanches

Se o próprio governador ainda não assinou o credenciamento da Unespar, significa que a Instituição ainda não se concretizou. Sanches concorda que o Governo passa por dificuldades financeiras e a implantação da Unespar vai ser lenta. O custo de uma universidade ultrapassa e muito os gastos do Governo previstos com Ensino Superior. Porém o próprio diretor diz que acredita na consolidação da Unespar. Para 2014 os orçamentos das instituições unidas, paradoxalmente ainda serão individuais. Cada faculdade vai receber sua fatia dos R$ 100 milhões destinados pelo orçamento do Estado.

A Uniuv continua com sua luta para tornar o ensino gratuito para os acadêmicos de toda a região. “Nossa proposta mais importante continua sendo a criação da Universidade do Vale do Iguaçu, com a fusão entre Uniuv e Fafiuv”, disse o reitor Jairo Clivatti. Por questões orçamentárias o sonho da Universidade do Sul do Estado, deverá ser adiado.

O que diz a Fafiuv e Uniuv

O Diretor da Uniuv, Jairo Clivatti enalteceu a iniciativa de se manter a discussão em foco pela imprensa. “Temos que continuar buscando uma solução”, disse. Clivatti confirmou que em sua última conversa com o deputado Valdir Rossoni, a proposta de transformar a Uniuv em campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa é viável. “Se não podemos ter nossa própria universidade, então que a Uniuv se torne campus da UEPG, que tem o terceiro orçamento do Paraná, e pode nos dar a condição imediatamente de tornar o ensino gratuito aos nossos universitários”, analisou. Clivatti diz ainda que aceita adiar a criação de nossa universidade, mas não encerrar o assunto.

Já o diretor da fafiuv, Valderlei Garcia Sanches se manifestou pessoalmente e por meio de e-mail à nossa redação. Sanches disse que volta a afirmar que a Fafiuv é parceira para trabalhar em prol da estadualização da Uniuv e unificadas ser um campus da Unespar. O diretor contou ainda que não vê com muita expectativa as faculdades serem um campus da UEPG, pois a mesma não seria “multi-campi” e seria necessária a mudança de seu estatuto para torná-la.

Sanches afirmou que ser uma extensão da UEPG e isso não seria vantajoso para a nossa região. No texto mandado por e-mail, Sanches afirma que como campus da Unespar teremos (a Fafiuv) muito mais autonomia. “Enfrentaremos problemas tanto financeiros, estruturais e de recursos humanos, mas por enquanto é a melhor opção e a comunidade acadêmica da Fafiuv está empenhada neste caminho, acreditando na consolidação da Unespar”, disse frisando que nunca a consolidação da Unespar avançou tanto. Clivatti rechaçou a declaração do diretor da Fafiuv dizendo que a Uniuv só se tornaria UEPG na condição de campus Universitário com toda a autonomia, caso contrário continua com a Uniuv na luta pela primeira Universidade do sul do Paraná, enquanto tiver forças.

O debate deve se aprofundar nos próximos dias com mais uma reunião com a participação do deputado Valdir Rossoni, que detém o mando político da região, além de ser forte aliado do governador Beto Richa.