Superação, conquista e novas metas aos 76 anos

Após vencer o câncer, Semildo Eischstaed concluiu o Ensino Médio e vai ingressar no ensino superior

·
Atualizado há 8 anos

exemplo-vida-senhor3
(Foto: Assessoria).

Semildo Eischstaed completa 77 anos em setembro. Em sua idade, a maioria dos brasileiros está aposentada e não pretende mais enfrentar uma sala de aula. No entanto, o gaúcho de Palmeiras das Missões (RS) e radicado em Caçador, não quer parar de estudar.

No dia 5 de agosto Semildo recebeu o diploma do Ensino Médio, após cursar por um ano e meio o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Neste período, ele lutou contra um câncer e venceu a doença para continuar buscando seus sonhos.

Na formatura, o idoso foi aplaudido de pé e apontado com um exemplo de superação. Após receber o certificado, ele revelou sua próxima meta: fazer duas faculdades, Agronomia e Filosofia, além de voltar a trabalhar. “Me falaram que eu já fiz minha parte, mas não existe isso. Oscar Niemayer com 107 anos ainda conseguiu montar um lindíssimo projeto de uma biblioteca”, afirma Semildo.

Em 2014, já com 75 anos, o idoso foi surpreendido por uma doença que o abalou profundamente. “Fiz uma bateria de exames e descobri um câncer de próstata e mais onze nódulos. Fui ao chão, tive síndrome do pânico e os médicos me davam de 4 a 6 % de chances de vida”, relembra.

Semildo ficou internado em Lages onde fez um tratamento e conseguiu vencer a doença. Curado, o aposentado não pensou duas vezes, no início do ano passado ele voltou a estudar.

Noites em claro, persistência e muita dedicação. Foi dessa forma que Semildo afirma ter conseguido concluir o ensino médio com todas as notas acima de 8. “Perdi muitas noites de sono me preocupando com a lição do dia seguinte. Mas as pessoas nunca devem dizer que não sabem ou que não conseguem sem ao menos tentarem”, aconselha àqueles que desejam voltar a estudar.

Semildo ressalta que o motivo que o fez voltar a estudar foi a vontade de também voltar a trabalhar. “Eu não posso ficar parado, e sem ensino médio eu não conseguia nem me inscrever em uma seleção de emprego. Agora eu já posso competir de igual para igual”, conta otimista.

Mas os planos não param por aí. Após conseguir boa nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), Semildo está aprovado para iniciar o curso de Engenharia Ambiental na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). A ideia dele é eliminar matérias e no próximo ano passar para Agronomia.

A escolha pelo curso é simples, mas de uma importância imensurável. “O meu objetivo principal é ajudar a natureza. Em minha casa tenho uma horta que não uso agrotóxico. Quero ampliar esse conceito através de um projeto”, explica. Outra meta é cursar filosofia, embora Semildo já seja formado pela vida.