Influenciadores digitais afirmam: informação de qualidade é fundamental

·
Atualizado há 2 anos

Aprender, estudar e se aprimorar sempre – o tempo todo, além de valorizar a qualidade da informação. Estes são os preceitos fundamentais para o sucesso de um empreendimento ligado à tecnologia e tocado por jovens, na visão de influenciadores digitais. Giovanna Chaves e Gustavo Ferrarezi, dois dos mais cultuados e bem articulados influenciadores da atualidade, responderam perguntas de estudantes na Campus Party sobre suas carreiras e como usaram ferramentas de empreendedorismo para conseguirem milhões de admiradores e seguidores.

Giovanna é influenciadora digital com quase 12 milhões de seguidores nas redes sociais. Além disso, é atriz, cantora, escritora e dubladora – era uma das estrelas da novela “Cúmplices de um Resgate”, do SBT, e fez alguns longa-metragens. Aos 20 anos de idade, tem uma noção muito bem fundamentada da importância de seu trabalho como influenciadora e de como pode ajudar na difusão da informação e de conceitos básicos de empreendedorismo para os jovens.

Giovanna Chaves participa de debate no Espaço Liga Jovem, na Campus Party | Foto: Fábio Eufrázio

Em palestra no espaço do Desafio Liga Jovem, do Sebrae, na Campus Party, ela comentou aspectos de sua carreira sob o ponto de vista do empreendedorismo, com palavras que têm tudo a ver com o desafio. “Eu tenho uma carreira estruturada, mas eu tive muita ajuda dos meus pais e de pessoas que me orientaram”, disse. “Ser empreendedor é aprender sempre e todo o dia. Não basta apenas melhorar, é preciso inovar. Não basta atingir x milhões de seguidores, é necessário lutar para mantê-los.”

Giovanna insiste que a valorização da informação de qualidade é fundamental para que haja uma base sólida para avançar e melhorar a interação com os fãs. “Empreender é saber o máximo sobre o seu negócio e suas possibilidades. Aprender e se informar direito é fundamental para manter a carreira, para mudar o foco e interesses, para inovar e para crescer”, reforça.

Gustavo Ferrarezi, do canal Labz, outro peso pesado da internet, seguiu na mesma linha de raciocínio e louvou a realização do Desafio Liga Jovem e sua meta de ampliar a inclusão dos garotos e garotas no ambiente digital e do empreendedorismo.
“Buscar informação é primordial para ter sucesso”, explicou. “Informação de qualidade forma a base para que se tenha credibilidade e para que as pessoas acreditem no que você divulga, explica e opina. E percebo que essa iniciativa do Sebrae está dentro do conceito de formar jovens para inovar e empreender/surpreender”, acrescenta o influenciador.

Ferrarezi começou no YouTube em 2015 e atualmente reúne cerca de 2 milhões de seguidores em canais ligados a assuntos tecnológicos e tem como principal característica a forma didática de como consegue explicar a construção e funcionamento de equipamentos e games. “Empreender é inovar, mas também arriscar. Comecei o meu canal de YouTube como vendedor de uma loja de computadores e aproveitei para criar conteúdos”, relembra Ferrarezi. “No começo foi tudo muito artesanal e amador, mas cresceu tanto que busquei informação para qualificar o produto e tornar o canal mais legal. Isso é empreendedorismo.”

Desafio Liga Jovem

O Desafio Liga Jovem é uma iniciativa do Sebrae gratuita e aberta para estudantes de escolas públicas ou privadas. As inscrições terminam no dia 25 de novembro.

O objetivo é mobilizar jovens de todo o país para desenvolverem ideias de negócios que possam solucionar problemas reais de sua escola ou comunidade, usando ferramentas de inovação ou tecnologia. Os destaques do projeto vão concorrer a uma viagem internacional de cunho educativo.

Saiba mais aqui.