Santa Catarina tem cerca de 1,7 mil vagas de emprego disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). O órgão é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).
A região Oeste lidera com quase 900 oportunidades. Em Concórdia, apenas uma loja de móveis está disponibilizando 100 vagas. Em São Miguel do Oeste, com 366 possibilidades – maior número do Estado — uma indústria de estofados e outra de alimentos juntas concentram 170 colocações.
A região do Alto Vale do Itajaí também tem um grande número de oportunidades. Há 30 em Itajaí, 74 em Balneário Camboriú, 107 em Blumenau, 9 em Ituporanga, 23 em Rio do Sul, 10 em Taió e 18 em Timbó.
A gerente de produtividade Trabalho e Renda da SDE, Cleusa Rodrigues, responsável pelos postos do Sine no Estado, reforça que as oportunidades abrangem as mais variadas áreas, como serviços, indústria, agricultura e vendas. Todas as informações podem ser consultadas nas agências do Sine de cada região.
Candidatos
Quem tiver interesse em alguma das vagas, deve se dirigir à unidade do Sine da sua cidade. É imprescindível levar RG, CPF e a carteira de trabalho. Sem estes documentos, não é possível fazer as inscrições. Não há necessidade de levar currículo. O cadastro é feito direto no balcão do Sine.
Sine fácil
A lista de oportunidades disponíveis pode ser acessada no aplicativo Sine Fácil, disponível para smartphones. Pelo Sine Fácil, o trabalhador poderá agendar entrevistas com empregadores, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar outros serviços de seu interesse. Um diferencial importante é que o aplicativo permite inúmeras consultas a vagas de emprego, em qualquer horário, de qualquer local, sem a necessidade de o trabalhador se deslocar até um posto de atendimento.