A partir desta segunda-feira, 27, as Agências do Trabalhador do Paraná retomaram o atendimento presencial exclusivamente para atendimento sobre o seguro-desemprego, e apenas com horário agendado.
A novidade foi anunciada nesta sexta-feira pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost.
“As agências estarão reabertas a partir de segunda-feira das 8h às 17, única e exclusivamente para auxiliar os trabalhadores no que diz respeito ao pedido do seguro-desemprego. Mas o cidadão só poderá entrar na agência com horário previamente agendado no site da Secretaria e usando máscara protetora”, explicou Leprevost.
Passos – Para solicitar o Seguro-Desemprego, o trabalhador deve seguir alguns passos. Em primeiro lugar, é preciso baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, que é gratuito, preencher seu cadastro e habilitar o Seguro Desemprego na seção “Benefícios”. Finalizado o processo, aparecerá a mensagem “Aguardando liberação no posto”.
A partir daí, o trabalhador deve ainda agendar seu horário para o atendimento presencial pelo agendamento online no site da Sejuf: www.justica.pr.gov.br/trabalho.
“No caso de acontecer alguma divergência ou erro com algum documento, ou durante o preenchimento, o trabalhador deve entrar em contato via telefone com a Agência do Trabalhador da sua cidade ou entrar em contato pelo chat do trabalhador no site da Sejuf e tirar suas dúvidas. Os profissionais de plantão estão recebendo a documentação desses trabalhadores e já fazem o acerto para liberação deste benefício”, explica Ney.
Vagas de emprego – As agências atenderão presencialmente apenas para pedidos de SeguroDesemprego, mas o serviço de procura de vagas de trabalho continua a ser prestado online, por meio do pelo aplicativo SINE FÁCIL. Os empregadores estão cadastrando as vagas normalmente, e os trabalhadores podem pesquisar no aplicativo as vagas abertas na sua cidade.